quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Número de adolescentes envolvidos com tráfico de drogas dobra em SP

Balanço foi feito pela Fundação Casa, que abriga jovens infratores.
Em 2008, 34% das infrações foram relacionadas ao tráfico.

O número de adolescentes internados na Fundação Casa por envolvimento com tráfico de drogas dobrou nos últimos dois anos em São Paulo. Em 2008, 34% das infrações foram relacionadas ao tráfico. Dois anos antes, esse índice era de 14%. O balanço foi feito pela própria instituição, a antiga Febem.

Dois adolescentes de 16 anos que estão em uma das 39 unidades da Fundação Casa contam porque acabaram no crime. “Eu tinha fugido de casa, e meus amigos começaram a me mostrar esse caminho. Fui pela mente dos amigos e isso aconteceu”, disse um deles.

“Os amigos acabaram me lavando para o mau caminho”, afirmou outro. Eles cumprem a medida sócio-educativa, que vai de seis meses a três anos.

“Ausência de um dos pais, ou de ambos, e conflitos entre eles geralmente estão na raiz de levar a esta situação”, explicou o psicólogo José Brás Hamelli.

A assistência psicológica é o primeiro passo nesses casos. As unidades têm até um laboratório com medicamentos controlados para tratar os casos de dependentes químicos. Os internos também passam por atividades educativas e cursos profissionalizantes, para sair do local com qualificação.

Apesar do crescimento do tráfico de drogas, o crime com maior incidência entre os adolescentes da Fundação Casa é o roubo qualificado, em 42% dos casos.

G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog