da France Presse, em Roma
O prefeito de Assis, cidade italiana onde nasceu e morreu São Francisco (1182-1226), devoto aos pobres, decretou a proibição de mendigos, informou o jornal La Reppublica.
A medida impede a mendicância a menos de 500 metros das igrejas, lugares de culto, praças e edifícios públicos, segundo o documento assinado pelo prefeito de esquerda Claudio Ricci. Também foi proibido sentar e deitar no chão.
O prefeito justificou a medida como forma de "preservar o caráter sagrado de Assis, sem renunciar à noção de acolhimento".
"Mendigar não é um delito. No entendo porque proibir adotando esta lei. Ainda que algumas pessoas se aproveitem, ajudar as pessoas é sempre uma coisa boa", defendeu o presidente do Conselho Pontifical Justiça e Paz, Renato Martino.
"São Francisco é o santo dos pobres e sua doutrina continua sendo atual. Por isso não compreendo esta nova medida", acrescentou.
Para o padre Vincenzo Coli, responsável por um convento franciscano de Assis, "é difícil dizer o que São Francisco faria hoje em dia, já que os tempos mudaram".
"Mas ele recomendava mendigar apenas se o trabalho não fosse suficiente para se sustentar", declarou o religioso.
Filho de um comerciante, São Francisco fundou a ordem dos franciscanos e dedicou sua vida ao cristianismo e à pobreza após uma curta experiência militar.
Folha Online, 27/04/2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário