Estudantes de todas as turmas do Colégio Protásio de Carvalho, em Curitiba, participaram no último mês de um projeto para estimular ações de não violência e alertar sobre as consequências do preconceito e da discriminação. Foram feitas várias atividades como palestras, produção de textos, debates, e exposições com imagens, fotografias e vídeos.
Assuntos como preconceito, discriminação, homofobia, racismo, violência e bullying foram abordados nas disciplinas e serviram de temas para os debates. Os alunos também fizeram entrevistas com os próprios colegas do colégio para pesquisar se já sofreram ou praticaram o bullying. Os vídeos podem ser acessados nos links:
A comunidade também foi beneficiada com o projeto. “Os trabalhos tiveram um ótimo resultado não só com os alunos do colégio, pois as ações contra violência e bullying estão sendo levadas para a comunidade”, declarou Ligia Pereira, coordenadora da equipe multidisciplinar do colégio.
Os alunos do 8º ano tiveram a iniciativa de promover palestras para todas as salas do colégio, inclusive no contraturno. O objetivo das palestras é diminuir o bullying e a violência. No futuro, os alunos pretendem levar as palestras a outros colégios para conversar sobre o assunto.
Para a aluna do 8º ano Claudia Gomes Lima, a superação dos alunos tem impressionado após as palestras. “O bullying não é brincadeira e o objetivo das palestras está sendo alcançado. Hoje várias pessoas vêm se abrir com a gente e contar suas histórias, de como sofreram com o bullying. O respeito entre os alunos hoje é muito maior”.
Secretaria da Educação/PR. 05.07.2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário