sexta-feira, 11 de abril de 2008

Software de professor gaúcho caça plágio em monografias

Programa submete arquivo enviado por estudantes a vários sites de busca e identifica similaridade com trechos de trabalhos já realizados.

A caixa de e-mails do engenheiro de computação Maximiliano Zambonatto Pezzin armazena um misto de agradecimentos e reclamações.

Criador do Farejador de Plágio, um programa capaz de detectar imitações em trabalhos de conclusão de curso, Pezzin tem auxiliado professores do país a exigir maior qualidade nas peças de graduação e pós-graduação.

Foi a necessidade que impulsionou Pezzin a criar a ferramenta. Professor universitário do curso de Sistemas de Informação da Universidade do Contestado (UNC) em Concórdia (SC), o gaúcho morador de Erechim também atuava na coordenação do curso. Para fazer uma correção justa dos trabalhos de conclusão, era preciso separar o que o aluno criava ou pesquisava citando a origem daquilo que copiava e apresentava como seu.

É comum entre professores ler os trabalhos e digitar trechos em sites de busca, como o Google e o Yahoo!. O resultado são centenas de páginas com citações similares.

- Levava dias para avaliar um trabalho desta forma - conta Pezzin.

Ele desenvolveu um programa que submete o arquivo enviado pelo aluno a sites de busca e identifica similaridade com trechos de outros trabalhos. Ao ultrapassar a incidência considerada aceitável, o programa acusa o plágio e a origem da pirataria. O programa mostrou-se tão exitoso que Pezzin resolveu disponibilizá-lo na internet.

O resultado pode ser medido em sua caixa de e-mails. Alunos reclamaram que haviam sido reprovados devido ao Farejador. Já os professores contaram a mudança gradativa de cultura dos alunos, em trocar a simples cópia pela citação e pela criação.

- Numa faculdade de São Paulo, o professor comentou em aula que usaria o programa na banca, e uma semana antes os alunos pediram tempo para reavaliar seus trabalhos - diz.

Após reprovar aqueles que haviam copiado até mesmo dissertações de mestrado, Pezzin passou a mostrar o do programa aos estudantes, para que pudessem reavaliar o desempenho.

- Eles passaram a entender que o mercado não quer pessoas que copiem. Ao contrário, procura por gente que estude, pesquise e crie - diz.

O Farejador de Plágio pode ser baixado sem custo. A versão para teste abre arquivos de até 300 Kb e analisa 50% do arquivo. Quem quiser fazer uso completo do Farejador precisa pagar R$ 19,90. Pezzin trabalha na terceira versão, que inclui buscas em cinco sites. Mais de 2,5 mil downloads para teste já foram realizados.

Mas é preciso ser destacado que softwares que tentam flagrar plagiadores não são novidade. Na internet, encontra-se uma variedade desses produtos. Diferem-se pela eficiência e método usado na detecção de fraudes.


Como funciona o farejador
1 - O usuário submete o arquivo com extensão .doc com o trabalho do aluno na íntegra ao farejador
2 - O farejador pega fragmentos seqüenciais de todo o trabalho e aplica nos sites de busca (Google, Altavista, Live, Yahoo e Alltheweb)
3 - O farejador reúne os resultados da busca, organiza os retornos e avalia em que sites houve coincidência e quantas vezes isto ocorreu, conforme os parâmetros dados pelo usuário
4 - O farejador separa todos os sites suspeitos e faz nova varredura, sublinhando a frase nos sites e identificando a origem
5 - O programa gera um novo arquivo.doc, sublinhando as frases onde detectou similaridade com as existentes nos outros sites
6 - O professor avalia o trabalho já revisado pelo Farejador, separando apenas o que é plágio daqueles em que as frases são citações com referências válidas
Webfraude
Em 31 de março, Zero Hora mostrou que a internet disseminou outro problema ético além do plágio nos campi. Dezenas de sites vendem trabalhos científicos, preocupando universidades e orientadores em todo o país.
Para provar a fraude, considerada falsidade ideológica, ZH negociou com uma empresa de São Paulo que se diz uma assessoria jurídica.
Serviço
contato com o criador: farejadorde-plagio@yahoo.com.br
site para baixar o programa: br.geocities.com.br/farejador


Zero Hora, 11/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog