sábado, 19 de abril de 2008

Prisões nos Emirados Árabes têm cardápio '5 estrelas', diz jornal

Alimentação nas prisões é a mesma dos hotéis de Abu Dhabi, para 'melhorar qualidade de vida' dos presos.

ABU DHABI - Prisioneiros nas detenções de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, estão sendo servidos com alimentação de "hotel cinco estrelas", com menus criados por nutricionistas, enquanto uma estratégia maior de levar dignidade aos detentos é introduzida, aponta o jornal The National, um novo diário em língua inglesa dos Emirados Árabes.



A comida nas três prisões dos Emirados está sendo fornecida pela Companhia Nacional de Hotéis de Abu Dabi, que também abastece outros hotéis, como o Hilton International e os hotéis da rede Sheraton.



O cardápio das prisões está de acordo com uma diretriz do general e xeque Saif bin Zayed, ministro do Interior, que pede melhores instalações nas prisões para melhorar a qualidade de vida dos detentos, sem levar em consideração suas nacionalidades.



O xeque Saif ordenou que a "mais alta atenção deve ser dada aos direitos humanos e a dignidade", como parte de uma estratégia maior para as prisões, disse Salem Saleh al Junaibi, médico e diretor da polícia de Abu Dabi. Ele confirmou que os menus são de categoria cinco estrelas e são feitos por nutricionistas.



Atendimento médico



Também como parte da estratégia, os detentos das prisões que necessitarem de tratamento médico não precisarão ir algemados aos hospitais públicos após a construção de centros médicos nas prisões. Uma nova clínica foi aberta na prisão de Al Ain nesta semana, autorizando os médicos a tratarem prisioneiros dentro das detenções.



De acordo com The National, mais detalhes da estratégia nas prisões, que se espera incluir outras iniciativas para melhorar as condições dos presos, serão anunciadas em breve pelo Ministério do Interior e Conselho Executivo na terça-feira.



A clínica da prisão de Al Ain é o segundo centro médico aberto nas prisões de Abu Dabi. O primeiro foi inaugurado recentemente na prisão de Sadr. A terceira clínica será construída na prisão de Al Wathba, no leste de Abu Dhabi.



"No passado, alguns prisioneiros, especialmente aqueles que estavam encarcerados por pouco tempos, temiam e evitavam o atendimento médico fora das detenções", disse o brigadeiro Junaibi. "Eles sentiam-se constrangidos por serem vistos algemados e vestirem a roupa das prisões na frente do público nos vários hospitais."



"O novo centro médico atende os prisioneiros com um grande nível de dignidade em todos os serviços", acrescentou. A clínica é equipada com um centro de emergência, uma unidade coronária e uma UTI. Os prédios têm um sistema de comunicação eletrônica com o Autoridade de Saúde de Abu Dabi. "É parte dos direitos humanos receber um tratamento médico apropriado", avalia.



"Alguns prisioneiros estão aqui por um curto período. Se os remédios não forem tomados a tempo, porque eles estão presos, poderão ocorrer complicações no futuro, que prejudicarão a qualidade de vida no retorno à sociedade". A nova clínica tem tecnologias modernas e equipamentos para diagnosticar qualquer doença. As autoridades se recusaram a divulgar quantos detentos há nas prisões de Abu Dabi.


Estadão, 19/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog