sábado, 5 de abril de 2008

Preso suspeitos de extorsão em consultório espiritual

Um casal que oferecia consultas esotéricas e rituais de magia negra, acusado de extorquir dinheiro de clientes que se negavam a continuar com os serviços, foi preso nesta sexta-fera (4) em Curitiba. Entre os presos está Renato Michel, 39 anos, que responde em liberdade a processo sobre a morte da menina Giovanna dos Reis Costa, de 9 anos, ocorrida em março de 2006, na Região Metropolitana de Curitiba.

O casal Michel e Raquel Cristo, 32, foram presos com base em mandado judicial expedido pela Vara de Inquéritos Policiais depois de investigação realizada pelos policiais da delegacia especializada. "Eles ofereciam consulta de búzios, tarô e trabalhos de magia negra, para resolver todos os tipos de problema, desde amorosos, a crises familiares e cura de doenças. Chegamos até eles por causa de denúncias de vítimas de extorsão", disse o delegado Rodrigo Brown de Oliveira, que coordenou as investigações.

Segundo o delegado, os serviços eram divulgados em panfletos distribuídos em semáforos da cidade e grande parte da clientela seria de alto poder aquisitivo. O preço da primeira consulta seria de R$ 30. "Nesta consulta, Raquel se passava por Professora Iara, diagnosticava o problema da vítima e dizia que teria que fazer trabalhos espirituais para resolvê-lo. Ela então passava a cobrar taxas bem mais altas para prosseguir com os trabalhos. Mas, quando a vítima se negava a continuar pagando, o casal ameaçava a pessoa dizendo que o trabalho se voltaria contra ela", explicou.

Extorsão

O delegado contou que uma das vítimas, que prestou depoimento à polícia, teria sido extorquida, durante dois anos, em mais de R$ 100 mil. "Eles exigiam que o cliente fizesse manutenção mensal dos trabalhos. No caso dessa menina, filha de um empresário, cada vez eles exigiam mais de mil reais", garantiu.

As prisões de Renato Michel e Raquel Cristo aconteceram na casa onde moravam e usavam como consultório, no Alto da XV. Uma adolescente de 17 anos, que ajudava o casal a marcar consultas e receber as vítimas, foi encaminhada à Delegacia do Adolescente para prestar depoimento. Segundo o delegado, essa garota também responde a processo pela morte da menina Giovanna.

No local, os policiais apreenderam vários objetos ligados aos golpes, além de búzios, cartas de tarô, cheques de vítimas e um computador.

O casal será indiciado pelos crimes de estelionato, extorsão, charlatanismo e, se condenado, pode pegar até oito anos de prisão. "A colaboração da Vara de Inquéritos Policiais e da Promotoria de Inquéritos Policiais foi fundamental para que conseguíssemos prendê-los. Solicitamos agora que as vítimas nos procurem para formalizar mais crimes que tenham sido cometidos por eles", disse Oliveira.

Antecedentes

Renato Michel está respondendo por envolvimento na morte de Giovanna. Ele possui mais dois antecedentes por roubo, no 8º Distrito, e estelionato. A adolescente também será julgada pela participação no homicídio de Giovanna. Raquel Cristo tem um antecedente por estelionato, no 4.º Distrito, quanto já atuava como Professora Iara.


Fonte: Folha de Londrina, 05/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog