segunda-feira, 14 de abril de 2008

A PM mineira tem saudades da censura

Na última quinta-feira, dia 3, houve um confronto entre policiais militares e universitários no Instituto de Geociências (IGC) da UFMG. Eu não estava lá. Mas conhecidos estavam e, a partir de alguns relatos, é possível fazer uma pequena reconstituição dos fatos (com base em versões parciais, claro):

Na quinta-feira, alguns estudantes do IGC, e pelo menos um professor, exibiram no prédio um documentário chamado "Grass Maconha", do canadense Ron Mann. O filme discutia questões polêmicas em relação ao uso da droga e argumentava, por exemplo, que sua proibição ocorre em razão de interesses econômicos e políticos. Pode ser encontrado nas bancas. Já tinha sido exibido anteriormente na UFMG.

Cerca de setenta alunos assistiam ao vídeo, embora a diretoria do IGC tivesse desautorizado sua exibição. Segundo Cristina Augustin, diretora do Instituto, a exibição foi proibida porque "Não fomos oficialmente avisados. Por isso achamos por bem proibir. Não foi porque o vídeo era sobre drogas". Augustin pediu reforço na segurança do prédio. Aí entra o pomo da discórdia: segundo a PM, vigilantes do prédio foram impedir a exibição e, ameaçados pelos alunos, chamaram a polícia. Mas é possível que a própria diretoria do IGC ou a Reitoria tenham pedido reforços da PM.


Comunidade Segura, 14/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog