quarta-feira, 9 de abril de 2008

Grupo denuncia aumento do número de homossexuais assassinados

Segundo Grupo Gay da Bahia, entre os mortos 70% são gays, 27% travestis e 3% lésbicas. De acordo com levantamento, Bahia é o estado mais violento, com 18 assassinatos.

O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou nesta terça-feira (8) relatório anual de assassinatos contra homossexuais e travestis de 2007. Ao todo, a entidade registrou 122 mortes. O número equivale a um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Segundo a entidade, entre os mortos 70% são gays, 27% travestis e 3% lésbicas.

De acordo com levantamento, a Bahia é o estado mais violento, com 18 assassinatos. O Nordeste é apontado como a região mais perigosa: um gay nordestino corre 84% mais risco de ser assassinado do que no Sul e Sudeste. A maioria das vítimas tem entre 20 e 40 anos.

O relatório anual é realizado desde 1980 pelo Grupo Gay da Bahia, entidade que luta pela defesa de direitos humanos dos homossexuais na América Latina.

Segundo o GGB, o número preciso de assassinatos deve ser superior ao registrado no levantamento, porque além de faltar informações sobre do Rio Grande do Sul, Amapá, Rondônia e Roraima, os dados baseiam-se em notícias de jornal e internet, já que não existem estatísticas governamentais sobre este tipo de crime no Brasil.


Gazeta do Povo, 09/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog