domingo, 27 de abril de 2008

Crianças são as principais responsáveis por espalhar gripe, diz especialista

Doença cujos sintomas são geralmente confundidos com resfriados, a gripe tem nas crianças seu principal transmissor entre a população. É o que afirma o pesquisador Keith Reisinger, diretor médico e professor de pediatria da Universidade de Pittsburgh, na Pensilvânia (Estados Unidos).

De acordo com o especialista, crianças com idade escolar ou pré-escolar espalham de 10 a 20 vezes mais o vírus influenza --o vírus da gripe-- do que adultos.

Baseado em pesquisas realizadas nos EUA, Reisinger afirma que 1 em cada 3 crianças contraem o vírus, enquanto a proporção entre adultos é de apenas 1 em cada 10. "Estudos mostram que metade das crianças que freqüentam escolas são infectadas pelo vírus", diz.

Vacinas

O médico norte-americano afirma que as vacinas contra a gripe são uma forma eficaz de combater epidemias do vírus, mas contesta a política de alguns países de se concentrarem em vacinar os idosos em detrimento de outras faixas etárias. "São as crianças que devem ser imunizadas, pois são elas as responsáveis por espalhar o vírus."

Otavio Cintra, infectologista pediátrico da Sociedade Brasileira de Pediatria e Médico Assistente do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, aponta que apenas 30% das crianças são vacinadas contra o vírus da gripe. "Ainda há um conceito errôneo de que a vacina causa gripe", diz Cintra.

Reisinger, que viu o pai morrer na década de 80 por causa da gripe, aponta que o vírus e suas complicações são responsáveis por 22 mil mortes anuais no Brasil.

De acordo com os especialistas, as mutações pelas quais o influenza passa dificultam o combate ao vírus e fazem com que o número de infectados aumente ou reduza de forma cíclica.

"No momento, segundo a OMS [Organização Mundial da Saúde], vivemos em um período pré-pandêmico da gripe, ou seja, prestes a presenciar uma pandemia da doença", afirma Cintra.

Antiviral

Reisinger visitou o Brasil nesta sexta-feira (25) convidado pelo laboratório Roche, que anunciou o lançamento de um remédio destinado para o tratamento da gripe em crianças de 1 a 12 anos.

O fosfato de oseltamivir --fármaco do Tamiflu-- atua como inibidor da neurominidase, responsável por separar o vírus influenza da célula para que ele possa infectar outras células no organismo.

"A ação dele consiste em 'prender' o vírus naquela célula, fazendo com que ele morra com a célula e não contamine as outras", explica Cintra, também presente ao lançamento do remédio.

Segundo a Roche, o antiviral é recomendado para combater todos os tipos do vírus influenza que afetam os humanos, incluindo o H5N1, mais conhecido como o vírus da gripe aviária.


Folha de São Paulo, 27/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog