sexta-feira, 11 de abril de 2008

Consumo de crack se alastra entre moradores de rua e também na classe média

RIO - A realidade de dois garotos que todas as noites fumam crack na Rua Marquês de Pombal, no Centro do Rio, expõe o alarmante crescimento do consumo da droga entre moradores de rua, com reflexos também na classe média do Rio, como atestam especialistas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Atenção ao Uso de Drogas (Nepad), da Uerj. Atualmente, os dependentes de crack representam 30% dos atendimentos, ficando atrás apenas dos usuários de cocaína, de acordo com reportagem publicada no jornal "O Globo" desta sexta-feira.

Psicanalista e coordenadora do Nepad, Ivone Ponczek, fala sobre o crack:

Como os dois meninos, 80% dos dependentes de crack assistidos pelo Nepad são crianças e adolescentes, com idade abaixo de 15 anos. O aumento do consumo do crack no Rio, no entanto, não está associado apenas a moradores de rua. Diretora do Nepad, Maria Thereza de Aquino alerta para a expansão da droga entre a classe média. A psiquiatra afirma que em 21 anos de trabalho com dependentes de drogas nunca enfrentou um quadro tão grave:

A proliferação das pedras, como a droga também é chamada, nas ruas do Rio, tem uma característica própria: o consumo é pulverizado e pode ser constatado em locais como os arredores do Museu de Arte Moderna (MAM), no Aterro do Flamengo, na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e no Largo de São Francisco, no Centro. Em 2006, a PM recolheu 5.711 pedras. Ano passado, o número saltou para 14.876, aumento de 160,4%.

Policiais dizem que o crack começou a chegar ao Rio em 2002, depois que a maior facção criminosa fluminense se aliou a uma outra de São Paulo. Uma das hipóteses é a que de que traficantes começaram a fazer operações casadas: ou seja, para comprar a cocaína, tem de levar também o crack. Até então traficantes impediam a venda da droga nas favelas porque, além de ser barata, causa um efeito rápido e devastador no viciado.


O Globo Online, 11/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog