domingo, 27 de abril de 2008

Caso Maddie - Um ano sem solução

Comoção mundial, apelos de celebridades e uma cobertura midiática jamais vista. Nada adiantou. Quase um ano depois, o paradeiro da menina britânica Madeleine McCann - desaparecida desde 3 de maio de 2007 no sul de Portugal - continua desconhecido. Não se tem certeza nem se está viva ou morta. Aparentemente sem pistas, o caso está fadado a ficar sem solução.

Antes apenas um entre tantos casais de turistas britânicos, os médicos Kate and Gerry McCann se tornaram pais devastados pela ausência da primogênita, máquinas de relações públicas, alvos da desconfiança mundial e vítimas da mídia - às vezes, tudo ao mesmo tempo. De volta à Grã-Bretanha, eles agem em duas frentes desde que foram considerados suspeitos do desaparecimento da própria filha, em 7 de setembro.

Enquanto continuam à procura de Madeleine com a ajuda de investigadores particulares, tentam também limpar seus nomes. No mês passado, ganharam uma indenização milionária de dois jornais britânicos por "numerosas alegações grotescas e difamatórias" publicadas sem evidência. Mais recentemente, estiveram em Bruxelas divulgando um sistema de alerta sobre crianças desaparecidas na Europa.

Os sete amigos que passavam férias com os McCann em Portugal ainda são interrogados pela polícia. Os últimos depoimentos foram às autoridades de Leicestershire, onde fica a cidadezinha do casal, Rothley. Já o britânico Robert Murat, o outro suspeito do sumiço de Maddie, anunciou que vai processar 11 empresas da mídia.

Polícia tem até junho para acusar ou liberar os McCann

A uma vez tranqüila Praia da Luz também nunca mais foi a mesma. Embora guias usem os locais-chave da investigação como atração turística, os moradores da cidade tentam esquecer de seus dias de celebridade. O fim do mistério de Madeleine, porém, parece improvável.

Por lei, a polícia de Portugal é proibida de falar sobre as investigações, mas fontes indicam que há poucas provas para acusar alguém a essa altura. Segundo relato a Zero Hora de um jornalista português que cobre o caso, a polícia tem até o fim de junho para definir a situação dos três suspeitos: Murat, Kate e Gerry. As autoridades precisam, nesse prazo, fazer acusações formais ou liberá-los da suspeição por falta de provas.

O jornalista diz que, conforme fontes policiais, Murat deve ser liberado. Já os pais de Maddie poderão ser acusados de negligência nos cuidados com a filha ou, talvez, da ocultação do corpo. Dificilmente o casal irá parar atrás das grades. Em fevereiro, o diretor da Polícia Judiciária, Alipio Ribeiro, admitiu que "argüir" os McCann pode ter sido um ato precipitado.


Zero Hora, 27/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog