domingo, 13 de abril de 2008

Carta Marcada - MP investiga 13 empresas em fraudes de concurso

scutas descrevem negociação para resultado de seleção

O Ministério Público Estadual (MP) divulgou, neste sábado, diálogos de quatro casos gravados nas investigações da Operação Gabarito, que apura irregularidades em concursos públicos em cem municípios gaúchos. As denúncias já envolvem 13 empresas que realizam as provas.

Nas conversas interceptadas pelo MP, representantes das prefeituras de Herveiras, Paim Filho e Vanini, além de integrantes da empresa Marcesa Serviços, contratada para efetuar os concursos, negociariam a inclusão de determinadas pessoas para as vagas nos concursos. Em uma das gravações, cujos principais trechos estão transcritos no quadro ao lado, o representante da Marcesa, Mário Sauer, explica ao prefeito de Herveiras, Paulo Grassel (PMDB), não ter conseguido manipular o concurso para o cargo de professor devido à presença de fiscais.

- Fugiu do nosso controle. É a primeira vez, em 20 anos que a gente faz isso, que acontece - diz Sauer, conforme o MP.

Zero Hora procurou todos os citados nas gravações, e omitiu o nome dos candidatos beneficiados que não foram encontrados na manhã deste sábado. Até agora, o Tribunal de Justiça acatou as denúncias do MP em cinco municípios - Herveiras, Paim Filho, Vanini, Rio dos Índios e Campestre da Serra. Na sexta-feira, os promotores divulgaram gravações que mostravam a prefeita de Campestre, Orenia Goeltzer (PMDB), negociando com Sauer quem seriam os aprovados no concurso público. Afastada em dezembro de 2007 pela Justiça do município, a prefeita teve a volta ao cargo impedida na quinta-feira.


Zero Hora, 13/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog