terça-feira, 1 de abril de 2008

Assassinatos aumentam 56% em Londrina

No primeiro trimestre aconteceram 39 homicídios; tendência é de não haver mais queda acentuada dos números, afirma polícia.

O número de homicídios em Londrina no primeiro trimestre deste ano aumentou 56% em relação a igual período de 2007 e 2006. Conforme o acompanhamento realizado pela FOLHA todos os anos, de janeiro a março, 39 pessoas foram mortas contra 25 nos mesmos meses do ano passado e 35 há dois anos. O crescimento foi percebido também pela Polícia Civil que admite a realidade e aposta numa queda para os próximos meses. Mas observa que, possivelmente, os registros de crimes contra a vida não tenham mais espaço para quedas acentuadas no município.

Titular da Divisão de Homicídios da 10 Subdivisão Policial, o delegado Joaquim Melo concordou que de fato houve aumento significativo na quantidade de homicídios nos três meses deste ano em comparação com o primeiro trimestre do ano passado. Mas argumentou que é preciso levar em conta um período maior para se poder afirmar que a criminalidade aumentou ou diminuiu. Ele exemplificou que entre janeiro e março de 2005 houve mais assassinatos do que neste ano (48, segundo os números da FOLHA). Outro comentário do delegado foi de que este ano os homicídios aumentaram tanto na região quanto em vários outros municípios brasileiros.

Melo ressaltou que em Londrina também aconteceram situações atípicas em 2008, que podem ajudar a entender os números. Nestes três meses do ano foram registrados quatro duplo homicídios e em apenas um dos casos - o dos irmãos Antônio Ribeiro, 37 anos, e José Roberto Ribeiro, 39, do Jardim Bandeirantes (Zona Oeste) - as vítimas não tinham passagens pela Polícia. No mesmo período de 2007, não ocorreu nenhum duplo assassinato. Também aconteceram crimes passionais, mortes em confrontos com a Polícia e ainda situações de roubo em que as vítimas teriam reagido e acabaram mortas pelos criminosos.

Como em outras ocasiões, o delegado afirmou que os crimes contra a vida são de difícil prevenção apenas com a atuação policial. Ele analisou que à Polícia caberia obter uma punição rápida dos culpados. E isso, garantiu Melo, estaria sendo feito. Segundo ele, quase 80% dos crimes registrados já estão solucionados. Muitos dos envolvidos também já estariam presos. ''Em quase todas as situações pedimos a prisão dos culpados e o Ministério Público e a 1 Vara Criminal têm deferido quase todos'', comentou.

Muito embora acredite que os assassinatos caiam nos próximos meses, o delegado especulou que já não haja margem para que diminuam de forma acentuada em comparação aos anos anteriores. ''Acredito que a tendência é esses números se manterem mais ou menos equilibrados daqui para frente'', argumentou com base, entre outras coisas, no aumento do número de habitantes e na realidade sócio-econômica do município.


Fonte: Folha de Londrina, 01/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog