quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Livro e exposição enfocam sistema prisional



Memorial da Resistência, em São Paulo, abriga obras de Carlos Vergara, inspiradas na implosão do centenário Complexo Penitenciário Frei Caneca, no Rio






O livro "Liberdade", do artista Carlos Vergara, terá lançamento neste sábado (29), em São Paulo. O evento ocorrerá a partir das 14h no Memorial da Resistência que, desde 21 de julho, abriga a exposição "Liberdade - Carlos Vergara", inspirada na implosão do centenário Complexo Penitenciário Frei Caneca, no Rio de Janeiro, o mais antigo do país.
Junto com o lançamento, haverá uma mesa redonda com presença, além de Vergara, do crítico de arte Moacir dos Anjos e do diretor da Pinacoteca, Ivo Mesquita.
A exposição conta com cerca de 50 trabalhos, entre pinturas, objetos e filme, desenvolvidos a partir da implosão do Complexo Penitenciário, em 2010. Pelo presídio passaram o escritor Graciliano Ramos, a psiquiatra Nise da Silveira, Olga Benário, mulher de Luiz Carlos Prestes, e dezenas de presos políticos que se rebelaram contra o golpe militar de 1964.
A partir dessas imagens, ele desenvolveu monotipias que serviram de base para suas pinturas. Completa a exposição um filme realizado por Carlos Vergara em 2011 apresentando todo o processo de construção das obras que compõem a mostra.
Na área externa do Memorial da Resistência será apresentada uma instalação composta por 32 portas, que compunham as celas do presídio, e fotografias realizadas por Carlos Vergara durante a fundição dos metais recolhidos após a implosão dos edifícios.
Os visitantes da exposição recebem um catálogo em formato de jornal, com textos de Carlos Vergara e da historiadora Marisa Mello, também responsáveis pela organização e edição do jornal. A publicação traz ainda textos de Frederico Coelho, Moacyr dos Anjos, Paulo Jabur, Beatriz Vergara e Eduardo Masini.
A mostra pode ser visitada até 14 de outubro, com entrada franca.

Serviço:
Lançamento do livro “Liberdade”, de Carlos Vergara
29 de setembro, das 14h30min às 17h30min
Memorial da Resistência (Lgo. General Osório, 66, Luz, São Paulo)

Exposição "Liberdade - Carlos Vergara"
Até 14 de outubro - de terça a domingo, das 10 às 18h
Memorial da Resistência (Lgo. General Osório, 66)

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog