sexta-feira, 14 de abril de 2017

Notícias IBCCRIM | Abril 2017 - 1ª quinzena

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.
 

A newsletter inaugura uma nova seção: o IBCCRIM Entrevista. A cada 15 dias será publicada uma nova entrevista feita com integrantes, parceiras e parceiros do Instituto sobre temas relacionados às ciência criminais.

Nesta edição, o advogado Renato Stanziola Vieira, membro da Diretoria do IBCCRIM, comenta a iniciativa de construção das 16 propostas legislativas contra o encarceramento em massa, apresentadas  à Câmara dos Deputados no início de abril. Um dos responsáveis por redigir o caderno de medidas, Vieira espera que o documento seja o pontapé inicial para uma mobilização nacional em torno da pauta do desencarceramento.
Leia a entrevista
 
Lançamento do caderno de medidas contra o encarceramento em massa acontece no dia 18/4, terça, em São Paulo
Ato público seguido de debate será às 19h na Faculdade de Direito da USP

Após lançarem o caderno com 16 propostas legislativas contra o encarceramento em massa, IBCCRIM, Pastoral Carcerária, Associação Juízes para a Democracia  e Centro de Estudos de Desigualdade e Discriminação da UnB, com o apoio já confirmado de mais 23 organizações, realizarão no dia 18 de abril, terça-feira, um ato público na Faculdade de Direito da USP. O evento será às 19h e será seguido de debate com representantes do IBCCRIM e da Pastoral Carcerária Nacional.


Acesse o evento no Facebook
 
6ª edição do curso de Direitos Fundamentais abre inscrições 

Estão abertas as inscrições para o Curso IBCCRIM-Coimbra de Direitos Fundamentais, uma parceria com o Instituto Ius Gentium Conimbrigae (IGC) – Centro de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 2017, o curso chega à sua 6ª edição, com uma grade curricular imperdível para quem quer saber mais sobre Direitos Humanos e suas relações com as Garantias Fundamentais na atualidade. As aulas começam no dia 31 de maio. 

Acesse o site do curso
 
IBCCRIM lança caderno de propostas legislativas em
evento em Curitiba

O IBCCRIM lançou no dia 11 de abril, em Curitiba (PR) o "Caderno de Propostas Legislativas: 16 Medidas contra o Encarceramento em Massa. Na abertura do Congresso de Ciências Criminais na PUC-PR, realizado entre os dias 11 e 12 de abril, o coordenador-chefe do Departamento de Amicus Curiae, Mauricio Stegemann Dieter, representou o Instituto abordando o tema e iniciando as articulações locais para o sucesso das propostas. "Lançar as 16 Propostas em Curitiba tem um significado especial; essa é a oportunidade de tornar a cidade uma referência na luta pela democracia, em oposição ao autoritarismo", afirmou Dieter. 
 
RBCCRIM sobe para conceito A1 na classificação CAPES/Qualis 

Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM) subiu de conceito na classificação feita pela CAPES/Qualis para os periódicos científicos do país. A Revista constava desde 2015 no conceito B1 e sua reclassificação foi confirmada no dia 12 abril para o conceito A1, o mais alto da classificação CAPES/Qualis.

Saiba mais no site
 
Concurso de Monografias recebe inscrições até o dia 23 de abril

As inscrições para o 21º Concurso de Monografias do IBCCRIM se encerram no dia 23 de abril. Para concorrer, não é preciso ser associado/a ao Instituto. As monografias inscritas devem tratar, isolada ou conjuntamente, de temas de Direito Penal, Direito Processual Penal, Criminologia, Criminalística, Medicina Legal, Política Criminal e Direito Penal Internacional, bem como de Ciências Sociais afins a essas áreas do conhecimento.  O resultado será divulgado no dia 14 de julho.

Confira o regulamento
 
Com editorial sobre encarceramento em massa, Boletim de abril já está disponível para associados e associadas

O Boletim de abril já está no ar e pelo menos dois artigos se destacam pela sincronicidade com acontecimentos recentes: o primeiro, assinado por Martonio Mont’Alverne Barreto Lima, é sobre critérios de indicação de ministros ao Supremo Tribunal Federal (STF). O outro, de Eduardo Saad-Diniz, comenta a Operação Carne Fraca, deflagrada no final de março pela Polícia Federal.

No Caderno de Jurisprudência, comentários de julgados tratam dos direitos da pessoa presa e a convivência familiar e de novo entendimento do Superior Tribunal de Justiça sobre a descriminalização do desacato, entre outros temas.

Acesse o Boletim
 
IBCCRIM altera Política de Convênios e firma novas parcerias


Desde que alterou sua Política de Convênios, em julho de 2016, o IBCCRIM firmou mais seis parcerias. Em setembro do ano passado, o Instituto oficializou convênios científicos com a Comissão de Criminologia e Vitimologia da OAB-SP e a Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de Santa Catarina (AACRIMESC). Ainda no semestre passado, também assinou a ACRIMESMP também firmou convênio associativo com o IBCCRIM. Outro convênio associativo foi assinado com a União dos Advogados Criminalistas (UNACRIM).

Em 2017, foram firmados convênios científicos com a Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e a Universidade de Bolonha, na Itália.  

Conheça a nova Política de Convênios
 
Mesas de Estudos e Debates de abril discutem audiências
de custódia e culpabilidade e liberdade

A primeira Mesa de Estudos e Debates de abril, realizada no dia 4, discutiu as audiências de custódia e os efeitos de sua implementação nos tribunais brasileiros. O evento contou com a presença do juiz Paulo Antonio Maria Patiño Zorz, do Departamento de Inquéritos Policiais (Dipo) de São Paulo; Bruno Shimizu, defensor público e membro da diretoria do IBCCRIM;Giane Silvestre, socióloga e integrante da pesquisa “Audiência de Custódia, Prisão Provisória e Medidas Cautelares: Obstáculos Institucionais e Ideológicos à Efetivação da Liberdade como Regra"; e Helena Rodrigues, que coordena o projeto Redes, voltado para pessoas em audiências de custódia no município de São Paulo.

No dia 11 de abril, outra Mesa de Estudos e Debates discutiu o tema “culpabilidade e liberdade” com os criminalistas Bruno Buonicore, doutorando em Direito Penal pela Universidade de Frankfurt, e Davi Tangerino, professor de Direito Penal da UERJ. Mediado pelo coordenador-chefe do Departamento de Cursos do IBCCRIM, Yuri Felix, o debate contextualizou a formação do Direito Penal a partir de um panorama histórico das teorias penais da ação. A íntegra da discussão estará disponível no dia 18 de abril. 
Veja o vídeo completo da Mesa sobre Audiências de Custódia.
 
No dia 5 de abril, o IBCCRIM recebeu a visita de 40 estudantes de Direito da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Após viajarem de Franca a São Paulo, as alunas e os alunos foram apresentados aos espaços do Instituto, como a Biblioteca e a Sala de Estudos. Ao final do encontro, cada visitante recebeu um Boletim, duas monografias e um passo a passo de como se associar ao Instituto, além de participar de uma roda de conversa sobre a história e a atuação do IBCCRIM.  
 
18.04, São Paulo (SP)
 Ato público e debate sobre medidas contra o encarceramento em massa  
Saiba mais
 
24.04.2017, São Paulo (SP)
 Audiência Pública sobre encarceramento em massa na OAB-SP
Informações em breve
25.04.2017, Dourados (MS)
1º Congresso de Ciências Criminais da Escola Superior de Direito Público
Saiba mais
 
27.04.2017
Encerramento das inscrições para o Laboratório de Ciências Criminais em São Bernardo do Campo (SP)  
Saiba mais
28.04.2017 
 Encerramento das inscrições para o Laboratório de Ciências Criminais em
 Palmeira dos Índios (AL) 
Saiba mais
 
30.04.2017
Encerramento das inscrições para o Grupos de Estudos Avançados em Ribeirão Preto (SP)
Saiba mais
03.05.2017
Encerramento das inscrições para o Grupos
de Estudos Avançados em Teresina (PI)
Saiba mais
 
31.05.2017 
Início do 6º Curso IBCCRIM-Coimbra de Direitos Fundamentais
Saiba mais

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog