sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Livro “Os Operários do Direito” será lançado em Florianópolis

A revelação do Judiciário catarinense de um novo ponto de vista, a visão a partir de seu trabalho cotidiano nem sempre visível, das angústias que circulam nos corredores dos fóruns e tribunais, paralelas às dos que buscam os serviços judiciários. De autoria do médico e doutor em saúde pública Herval Pina Ribeiro, a obra apresenta para quem vive o dia-a-dia do judiciário identidades e visões comuns. Para os demais, a revelação de um judiciário pouco visto e pouco conhecido, apresentado através da história oral dos que o fazem cotidianamente: os operários do Direito.

As relações de trabalho e as implicações causadas na saúde de cada indivíduo são o foco da obra “Os Operários do Direito”, lançamento do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc). O autor dos dois volumes, que soma 700 páginas e exigiu sete anos de pesquisas, é o médico e doutor em saúde pública Herval Pina Ribeiro, estudioso do tema e autor de outros onze livros sobre trabalho e saúde.

Em suas páginas, o autor traz relatos vivos, histórias pessoais comoventes, e os dilemas e contradições de uma estrutura de poder hermética e verticalizada diante da tarefa de distribuir justiça aos cidadãos. A obra é resultado de uma pesquisa de sete anos e relata casos colhidos através do projeto “Trabalho e Saúde dos Servidores do Judiciário de Santa Catarina”, promovido pelo Sinjusc.

LANÇAMENTO EM FLORIANÓPOLIS – O livro teve seu primeiro lançamento nos dias 30 e 31 de julho em Chapecó (SC). Agora será a vez de Florianópolis, onde vão ocorrer também dois eventos: uma noite de autógrafos na quinta-feira e um debate na sexta-feira com a presença do autor e de outros pesquisadores da área: o ex-presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Rodrigo Collaço, que fez a apresentação da obra e do jornalista Altamiro Borges..

Dia 27, quinta-feira, Noite de Autógrafos, a partir das 19h, no Palácio Cruz e Sousa Centro, Florianópolis (Rua Tenente Silveira).

Dia 28, sexta-feira, Aula Magna da Escola do Sinjusc, às 17h, no auditório do Tribunal Pleno, Centro, Florianópolis (Rua Álvaro Millen da Silveira, 208).

SOBRE A OBRA – O livro “Os Operários do Direito” traz à tona dezenas de histórias vividas por trabalhadores do Poder Judiciário, seus sofrimentos pessoais e o adoecimento que resulta das práticas no dia-a-dia. Como afirma o autor, o livro trata das relações sociais e a morbidez do trabalho contemporâneo nos servidores públicos do Judiciário. “O caráter público deste livro é mostrar como os trabalhadores sofrem com a aplicação da Justiça, como ocorre o processo de trabalho e como os servidores internalizam as questões. Não queremos discutir se a Justiça está lenta, certa ou errada, mas como os servidores, indispensáveis ao Poder Judiciário, se relacionam com as práticas”, diz Herval.

ESCOLA DO SINJUSC – A edição do livro marca também o início da Escola do Sinjusc. O debate sobre o livro “Operários do Direito”, que contará com a presença do autor e de convidados de peso, marcará a Aula Magna desta nova escola, resultado de um projeto desenvolvido pelo Sindicato. O projeto “Fazendo Escola” propõe criar uma visão ampla sobre o trabalho e o trabalhador. “Através da Escola do Sinjusc, pretendemos desenvolver um trabalho sindical que apresente novas formas de atuar socialmente, construindo um novo mundo a partir de consensos estudados e que melhorem a qualidade de vida do trabalhador”, resume o presidente do Sindicato, Alessandro J. Pickcius.

O AUTOR DO LIVRO - Herval Pina Ribeiro possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1956), especialização em Pediatria pela Universidade Federal da Bahia (1964) , especialização em Pneumologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1970) , especialização em Administração Hospitalar pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é docente e pesquisador da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Saúde Coletiva. Atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde e trabalho, Lesões por esforços repetitivos, Violência do Trabalho.

Noite de autógrafos

Dia 27 de agosto, quinta-feira

Horário: 19 horas

Local: Palácio Cruz e Sousa, na R. Tenente Silveira, Centro, Fpolis

Aula Magna da Escola do Sinjusc

Dia 28 de agosto, sexta-feira

Horário: 17 horas

Local: Auditório do Tribunal Pleno (Rua Álvaro Millen da Silveira, 208, Centro, Florianópolis

Informações: www.sinjusc.org.br Fone 0800 701-1690

Um comentário:

Santos disse...

Sobre o livro Se a Justiça Falasse, ver:
http://sol.sapo.pt/blogs/helderfraguas/archive/2010/07/18/Helder-Fr_E100_guas_3A00_-2-livros.aspx

Pesquisar este blog