segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Notícias Ibccrim - Agosto 2017

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.
 
23º Seminário Internacional do IBCCRIM começa no dia 29 de agosto, em São Paulo

Edição celebra os 25 anos do IBCCRIM e ainda recebe inscrições

A poucos dias da 23ª edição do Seminário Internacional de Ciências Criminais, o IBCCRIM se prepara para comemorar também seus 25 anos de história. Com uma programação repleta de eventos comemorativos, para além dos painéis e palestras multidisciplinares, o Seminário terá também a premiação do tradicional Concurso de Monografias e o lançamento de uma publicação especial para celebrar o aniversário do Instituto. O evento acontece entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro no Hotel Tívoli Mofarrej, em São Paulo.

Durante esta edição acontece também o I Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (CPCrim), dividido em três áreas temáticas (direito penal, processo penal e direito e sociedade), com seus respectivos Grupos de Trabalho. Na primeira edição do CPCrim, o IBCCRIM aprovou quase cem trabalhos, que serão apresentados entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro.  

Para quem é de fora de São Paulo, o Instituto firmou uma parceria com um hotel próximo à sede do evento, nos Jardins, e com uma agência de turismo. Informações sobre hospedagens e passagens podem ser acessadas em www.ibccrim.org.br/seminario23/hospedagem.

Acesse a programação completa
 
IBCCRIM lança no Acre e em Rondônia caderno de propostas contra o encarceramento em massa

Eventos acontecem em parceria com as Defensorias Públicas dos estados, Defensoria Pública da União e faculdades locais

Nos dias 24 e 25 de agosto, o IBCCRIM realiza, em parceria com as Defensorias Públicas do Acre e de Rondônia,  atos públicos seguidos de debate sobre as 16 propostas legislativas contra o encarceramento em massa, iniciativa lançada em abril pelo Instituto  em parceria com a Pastoral Carcerária, Associação Juízes para Democracia e Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da UnB.

Em Rio Branco (AC), o evento acontece no dia 24 de agosto, quinta-feira, às 19h, no Teatro da Faculdade da Amazônia Ocidental, parceira local do debate. Já em Porto Velho (RO), o ato acontece no dia 25 de agosto, às 19h, no auditório da Faculdade Católica de Rondônia.

O IBCCRIM será representado por Gabriel Queiroz, coordenador-chefe do Departamento de Comunicaçãodo Instituto e, em Rondônia, também pelo Coordenador Estadual do Instituto, Diego Simões.
Saiba mais
 
Projeto gratuito de formação em gênero, "Maria, Marias" passa a ter encontros abertos

Aulas acontecem sempre às sextas-feiras, das 9h às 13h, na sede do IBCCRIM, em São Paulo

O projeto Maria, Marias, promovido pela União de Mulheres de São Paulo e pelo IBCCRIM desde 2007, conta agora com encontros abertos e gratuitos para todas as interessadas. Criado um ano após a promulgação da Lei Maria da Penha, o projeto é uma iniciativa focada na construção de redes entre profissionais que trabalham com mulheres em situação de violência doméstica, organizações e equipamentos especializados no atendimento de mulheres.

Por meio da capacitação e da troca de experiências, espera-se que as participantes possam ser não só agentes multiplicadoras dos instrumentos protetivos da Lei Maria da Penha, mas também peças-chave para a sua implementação.

Os encontros acontecem nas manhãs das sextas-feiras na sede do IBCCRIM, em São Paulo, e são gratuitos. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/xBgft8
Saiba mais
 
Parceria com Instituto Avon, curso sobre atendimento à mulher em situação de violência encerra sua 1ª  edição

IBCCRIM, com apoio do Instituto Avon, promoveu um curso de extensão sobre o tema da violência doméstica voltado para advogados e advogadas

O IBCCRIM encerrou no dia 16 de agosto a primeira edição do curso de extensão "Oatendimento da mulher em situação de violência  doméstica", realizado entre maio e agosto. Com turmas separadas para advogados e advogadas, as aulas foram gratuitas e ministradas na sede do IBCCRIM, em São Paulo

Para além das questões criminais e processuais, o curso buscou mostrar aos alunos e às alunas a transversalidade do tema da violência contra a mulher, procurando sensibilizar as duas turmas e aproximá-las do tema por meio de aulas interativas com professoras das mais diversas áreas.
Conheça o cronograma do curso
 
PGR se manifesta favoravelmente à Proposta de Súmula Vinculante sobre tráfico privilegiado

IBCCRIM foi habilitado em março como amicus curiae no processo PSV nº 125   

A Procuradoria-Geral da República se manifestou favoravelmente à aprovação da Proposta de Súmula Vinculante nº 125, que busca afirmar o caráter não hediondo do tráfico privilegiado de drogas – condição já assegurada por dispositivo da Lei de Drogas e reafirmada pelo STF em junho do ano passado. 
Acesse o pedido de habilitação
 
3.png
Debate sobre participação social e controle externo no sistema prisional já está disponível na íntegra

O IBCCRIM realizou no dia 31 de julho uma Mesa de Estudos e Debates sobre participação social e controle externo no sistema prisional. O evento lotou o auditório do Instituto  e mais de 150 pessoas acompanharam à distância.  

A discussão contou com a participação da advogada Michael Mary Nolan, presidente do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC), Paulo César Malvezzi, coordenador-chefe do Departamento de Sistema Prisional do IBCCRIM, e o juiz de direito Ulysses de Oliveira Gonçalves Júnior, coordenador do Departamento Estadual das Execuções Criminais e Corregedoria dos Presídios da 1ª Região Administrativa Judiciária (RAJ).
Assista ao debate completo
 
IBCCRIM celebra protocolo de cooperação com a Universidade Autónoma de Lisboa

O IBCCRIM e a Universidade Autónoma de Lisboa, em Portugal, assinaram um protocolo de cooperação, possibilitando às duas organizações parcerias futuras em projetos, eventos e pesquisas, além do intercâmbio de docentes, pesquisadoras e pesquisadores e acesso a fontes de informação documental e de publicações.
 
I Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais (2).png
20 de agosto

Último dia para
inscrições no CPCrim
Saiba mais
24 de agosto
Rio Branco (AC)

Ato público e debate:
16 medidas contra o encarceramento em massa
Saiba mais
25 de agosto
Porto Velho (RO)

Ato público e debate:
16 medidas contra o encarceramento em massa
Saiba mais
29 de agosto 
São Paulo (SP)

Início do 23º Seminário
Internacional de Ciências
Criminais  
Inscrições abertas
30 de agosto
São Paulo (SP)

Início do I CPCrim 
Saiba mais
18 e 19 de setembro
São Paulo (SP)

VII Seminário de proteção à privacidade e aos dados
pessoais
Inscreva-se
25 a 27 de outubro
Porto Alegre (RS)

8º Congresso Internacional de Ciências Criminais – Criminologia Global (PUC-RS)
Saiba mais
SAVE THE DATE:
26 de outubro
São Paulo (SP)

Comemoração dos
25 anos do IBCCRIM 
Informações em breve

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog