segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dia dos Namorados: corta com a violência no namoro!


Quem não te respeita, não te merece.


Sendo certo que a maioria dos adolescentes portugueses estabelece relacionamentos de namoro positivos e saudáveis, é também verdade que quando tal não acontece e são confrontados com comportamentos de controlo e agressividade tendem a desvalorizá-los e a normalizar a sua utilização. O facto de os interpretarem como meros actos de amor, de ciúme, de brincadeira e/ou de chamada de atenção poderá explicar a razão pela qual a maioria não procura ajuda quando enfrenta este tipo de experiências.

A APAV tem contribuído de forma decisiva para a visibilidade e tomada de consciência da problemática da violência no namoro. Em 2011, o trabalho de proximidade com as escolas assumiu cerca de 71% do esforço de sensibilização e informação realizado pela rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima e de voluntariado, chegando a um universo de 15.847 alunos.

Mas, e porque prevenir é mais do que sensibilizar e informar, as escolas devem consolidar práticas de educação para a saúde e para a cidadania, não apenas através do recurso pontual a entidades exteriores às escolas como parceiras deste investimento, no qual a APAV obviamente se tem visto envolvida, mas também pela inclusão obrigatória destes conteúdos nos currículos dos alunos.



Para mais informações:
Rosa Saavedra
Tlm: 96 10 39 162

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog