sexta-feira, 11 de julho de 2014

VÍDEO: saiba como a Justiça gaúcha recupera agressores de mulheres

Programa criado em 2011 para homens agressores de mulheres já atendeu 120 pessoas na Capital, com somente uma reincidência.


Em funcionamento desde novembro de 2011 na Justiça gaúcha, o Grupo Reflexivo de Gênero já recebeu 120 homens envolvidos em processos judiciais por agressões contra mulheres em menos de três anos, com apenas um caso de reincidência. Reunidos em uma sala no quinto andar do Foro Central de Porto Alegre, eles são tratados coletivamente em terapia, cuja finalidade é fazer com que os agressores compreendam os crimes que cometeram e não voltem a agir com violência. A maioria frequenta por ordem do juiz.

São 12 encontros semanais, com duração de três horas, onde os homens são convidados a falar e trocar experiências entre si, sob orientação da psicóloga e mediadora judicial Ivete Machado Vargas, 47 anos. Ela faz intervenções pontuais e estimula os envolvidos a refletir os motivos de estarem ali. A juíza Madgéli Frantz Machado, do 2º Juizado de Violência contra a Mulher, acompanha os grupos e faz visitas periódicas.
Em 2014, as mulheres também passaram a ser atendidas nos mesmos moldes. O tratamento de homens agressores está previsto na Lei Maria da Penha, em vigor desde 2006, mas apenas o Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins cumprem a determinação no Brasil, além do Rio Grande do Sul. O objetivo da Justiça gaúcha é que o grupo seja levado para outras comarcas e que se institucionalize. Se você quer conhecer mais, ligue para (51) 3210-6668, ou escreva para frpoacentvdsm@tj.rs.gov.br e frpoacent2jvdsamm@tj.rs.gov.br.
No VÍDEO, conheça os participantes do projeto e veja relatos de mulheres agredidas e de um homem que foi aos 12 encontros e não reincidiu.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog