A ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventudee aREVISTA DOS TRIBUNAIS convidam para participar da presente
CHAMADA DE ARTIGOS E DE TRABALHOS
São Paulo, 08 de agosto de 2013.
Os coordenadores e o Conselho Editorial da RDIJ (Revista de Direito da Infância e da Juventude), idealizada e desenvolvida pelaABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), no intuito de incentivar e divulgar a produção intelectual acadêmico-científica e as boas práticas que vem sendo desenvolvidas na área da proteção dos direitos da criança e do adolescente, vêm convidar Vossa Senhoria a contribuir com artigos inéditos para publicação em nossa edição de números 2 e 3.
A RDIJ solicita o envio de artigos inéditos, acórdãos comentados e resenhas de boas práticas na presente área, sempre pertinentes ao tema da infância e juventude, tanto nacional quanto internacionalmente, para publicação a ser feita em parceria com a Revista dos Tribunais, pertencente ao grupo Thomson Reuters.
De acordo com o objetivo da Revista (RDIJ) em se estabelecer como referência e importante ferramenta de estudo e discussão, bem como as exigências editorais da Revista dos Tribunais, destacamos a importância da publicação de materiais pertinentes ao momento atual (nacional e internacional) e, preferivelmente, com baixa bibliografia já publicada.
Os materiais recebidos serão sujeitos ao sistema de avaliação double blind peer review, pelo qual cada texto é avaliado e aprovado por no mínimo dois pareceristas ad hoc desconhecidos do autor (e um do outro), para só então ser publicado. Ainda assim, caso haja discrepância superior a três pontos (em uma escala de zero a vinte) entre as avaliações dos pareceristas, o texto será sujeitado a um terceiro avaliador. Os pareceristas serão indicados pelos coordenadores da revista e a verificação do ineditismo/ bibliografia consultada ficará sob responsabilidade de equipe da Revista dos Tribunais.
Os artigos devem ser encaminhados à Associação pelo e-mail MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de "www.unimep.br" MailScanner detectou uma [UTF-8?]possível tentativa de fraude de ".." revista@abmp.org.br e podem estar em português, inglês ou espanhol. Além do ineditismo do artigo, é IMPRESCINDÍVEL que os textos enviados obedeçam às regras da ABNT e aos seguintes requisitos:
- conter resumo na língua portuguesa ou espanhola, além da versão em inglês, com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras;
- conter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português e espanhol, além do inglês, separadas por ponto e vírgula;
- possuir um título condizente com o conteúdo apresentado no artigo;
- conter a identificação do(s) autor(es) e um mini curriculum vitae do(s) mesmo(s), a ser(em) inserido(s) como nota de rodapé na primeira página do arquivo;
- conter desenvolvimento e referências bibliográficas;
- possuir de 15 a 30 páginas no formato Word (A4, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento simples entre as linhas no Resumo, parágrafo 1,5 cm, margem superior e esquerda - 3 cm e margem inferior e direita - 2 cm);
- as citações devem obedecer às regras da ABNT, bem como as referências;
- o sistema de chamada das referências das citações diretas ou/e indiretas pode ser autor-data ou numérico (NBR 10520/2002), sendo neste caso as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003).
Vale ressaltar que os artigos enviados à RDIJ não podem estar sendo avaliados por outro periódico. O autor cederá os direitos autorais para a editora parceira e, a partir do aceite, deve abster-se de encaminhar o artigo para outra revista ou veículo de divulgação.
Outras produções
A RDIJ reproduz acórdãos referentes à Infância e Juventude, que tenham sido publicados até um ano antes da finalização de cada edição, acompanhados de comentário autoral. Podem, ainda, ser publicadas resenhas de obras jurídicas, legislação nacional, estrangeira ou internacional comentada e pareceres. Do mesmo modo, boas práticas da área ligadas à área da Infância e da Juventude também são solicitados para inserção na revista.
Especificidades para outras produções:
- Comentários e pareceres de acórdãos devem acompanhar a íntegra do julgado e do próprio acórdão, assim como comentários à legislação são obrigados a incluir a íntegra da lei objeto de análise;
- Resenhas, comentários e boas práticas não poderão ultrapassar 10 páginas. Nos casos acima mencionados, a contagem das páginas não inclui os textos oficiais do objeto de comentário.
Após a aprovação do parecer remeteremos o termo de cessão e os autores receberão ao menos um volume da revista em que seu trabalho foi publicado.
Os trabalhos conformes às normas exigidas devem ser encaminhados a qualquer tempo ao endereço de e-mail revista@abmp.org.br.
Sobre a RDIJ
A Revista de Direito da Infância e da Juventude tem periodicidade semestral e é impressa para distribuição entre magistrados, promotores de justiça, defensores, advogados que atuem na área da infância e da juventude, bem como às principais entidades e demais atores que participam do sistema de garantia de direitos (SGD) de crianças, adolescentes e de jovens como aos membros de Conselhos, inclusive Tutelares. A Revista também será direcionada aos atores do SGD, de modo reflexivo e dialético, e servirá como importante instrumento de atuação aos profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, psicologia, segurança e aos cultores das diversas ciências, além da jurídica.
A RDIJ terá cinco seções, o que possibilitará também a participação de estudiosos, cientistas e profissionais de diversas áreas, que não sejam apenas da área do Direito: a) Editorial; b) Artigos Jurídicos; c) Artigos das demais áreas do conhecimento (educação, saúde, assistência social, trabalho, etc.); d) Comentários à jurisprudência; e) Resenhas de boas práticas: projetos, programas e políticas públicas.
Aguardamos a vossa participação.
Cordialmente,
RICHARD PAE KIM
JOÃO BATISTA COSTA SARAIVA
Coordenadores
HELIA MARIA AMORIM SANTOS BARBOSA Presidente da ABMP e do Conselho Editorial da RDIJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário