sexta-feira, 9 de agosto de 2013

REVISTA DE DIREITO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE

ABMP - Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventudee aREVISTA DOS TRIBUNAIS convidam para participar da presente

CHAMADA DE ARTIGOS E DE TRABALHOS
                                                                                                                                                                      São Paulo, 08 de agosto de 2013.

Os coordenadores e o Conselho Editorial da RDIJ (Revista de Direito da Infância e da Juventude), idealizada e desenvolvida pelaABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), no intuito de incentivar e divulgar a produção intelectual acadêmico-científica e as boas práticas que vem sendo desenvolvidas na área da proteção dos direitos da criança e do adolescente, vêm convidar Vossa Senhoria a contribuir com artigos inéditos para publicação em nossa edição de números 2 e 3.
A RDIJ solicita o envio de artigos inéditos, acórdãos comentados e resenhas de boas práticas na presente área, sempre pertinentes ao tema da infância e juventude, tanto nacional quanto internacionalmente, para publicação a ser feita em parceria com a Revista dos Tribunais, pertencente ao grupo Thomson Reuters.
De acordo com o objetivo da Revista (RDIJ) em se estabelecer como referência e importante ferramenta de estudo e discussão, bem como as exigências editorais da Revista dos Tribunais, destacamos a importância da publicação de materiais pertinentes ao momento atual (nacional e internacional) e, preferivelmente, com baixa bibliografia já publicada.
Os materiais recebidos serão sujeitos ao sistema de avaliação double blind peer review, pelo qual cada texto é avaliado e aprovado por no mínimo dois pareceristas ad hoc desconhecidos do autor (e um do outro), para só então ser publicado. Ainda assim, caso haja discrepância superior a três pontos (em uma escala de zero a vinte) entre as avaliações dos pareceristas, o texto será sujeitado a um terceiro avaliador. Os pareceristas serão indicados pelos coordenadores da revista e a verificação do ineditismo/ bibliografia consultada ficará sob responsabilidade de equipe da Revista dos Tribunais.
Os artigos devem ser encaminhados à Associação pelo e-mail MailScanner detectou uma possível tentativa de fraude de "www.unimep.br" MailScanner detectou uma [UTF-8?]possível tentativa de fraude de ".." revista@abmp.org.br e podem estar em português, inglês ou espanhol. Além do ineditismo do artigo, é IMPRESCINDÍVEL que os textos enviados obedeçam às regras da ABNT e aos seguintes requisitos:
  • conter resumo na língua portuguesa ou espanhola, além da versão em inglês, com no mínimo 100 e no máximo 250 palavras;
  • conter no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave em português e espanhol, além do inglês, separadas por ponto e vírgula;
  • possuir um título condizente com o conteúdo apresentado no artigo;
  • conter a identificação do(s) autor(es) e um mini curriculum vitae do(s) mesmo(s), a ser(em) inserido(s) como nota de rodapé na primeira página do arquivo;
  • conter desenvolvimento e referências bibliográficas;
  • possuir de 15 a 30 páginas no formato Word (A4, posição vertical, fonte Times New Roman, corpo 12, alinhamento justificado, sem separação de sílabas, com espaçamento entre linhas de 1,5 e espaçamento simples entre as linhas no Resumo, parágrafo 1,5 cm, margem superior e esquerda - 3 cm e margem inferior e direita - 2 cm);
  •  as citações devem obedecer às regras da ABNT, bem como as referências;
  • o sistema de chamada das referências das citações diretas ou/e indiretas pode ser autor-data ou numérico (NBR 10520/2002), sendo neste caso as notas de rodapé somente explicativas (NBR 6022/2003).
       Vale ressaltar que os artigos enviados à RDIJ não podem estar sendo avaliados por outro periódico. O autor cederá os direitos autorais para a editora parceira e, a partir do aceite, deve abster-se de encaminhar o artigo para outra revista ou veículo de divulgação.  
Outras produções
       A RDIJ reproduz acórdãos referentes à Infância e Juventude, que tenham sido publicados até um ano antes da finalização de cada edição, acompanhados de comentário autoral. Podem, ainda, ser publicadas resenhas de obras jurídicaslegislação nacional, estrangeira ou internacional comentada e pareceres. Do mesmo modo, boas práticas da área ligadas à área da Infância e da Juventude também são solicitados para inserção na revista.
Especificidades para outras produções:
  • Comentários e pareceres de acórdãos devem acompanhar a íntegra do julgado e do próprio acórdão, assim como comentários à legislação são obrigados a incluir a íntegra da lei objeto de análise;
  • Resenhas, comentários e boas práticas não poderão ultrapassar 10 páginas. Nos casos acima mencionados, a contagem das páginas não inclui os textos oficiais do objeto de comentário.
Após a aprovação do parecer remeteremos o termo de cessão e os autores receberão ao menos um volume da revista em que seu trabalho foi publicado.
Os trabalhos conformes às normas exigidas devem ser encaminhados a qualquer tempo ao endereço de e-mail revista@abmp.org.br.

Sobre a RDIJ
 A Revista de Direito da Infância e da Juventude tem periodicidade semestral e é impressa para distribuição entre magistrados, promotores de justiça, defensores, advogados que atuem na área da infância e da juventude, bem como às principais entidades e demais atores que participam do sistema de garantia de direitos (SGD) de crianças, adolescentes e de jovens como aos membros de Conselhos, inclusive Tutelares. A Revista também será direcionada aos atores do SGD, de modo reflexivo e dialético, e servirá como importante instrumento de atuação aos profissionais das áreas da educação, saúde, assistência social, psicologia, segurança e aos cultores das diversas ciências, além da jurídica.
 A RDIJ terá cinco seções, o que possibilitará também a participação de estudiosos, cientistas e profissionais de diversas áreas, que não sejam apenas da área do Direito: a) Editorial; b) Artigos Jurídicos; c) Artigos das demais áreas do conhecimento (educação, saúde, assistência social, trabalho, etc.); d) Comentários à jurisprudência; e) Resenhas de boas práticas: projetos, programas e políticas públicas.
 Aguardamos a vossa participação.

Cordialmente,
RICHARD PAE KIM
JOÃO BATISTA COSTA SARAIVA
Coordenadores

HELIA MARIA AMORIM SANTOS BARBOSA Presidente da ABMP e do Conselho Editorial da RDIJ
 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog