sexta-feira, 1 de junho de 2012

Bullying: MP-GO realiza debate sobre o tema


Bullying: MP realiza debate sobre o tema e produz vídeo para curso a distância
Inaugurando um novo formato de evento com finalidade pedagógica na instituição, o Centro de Apoio Operacional de Educação e a Escola Superior do Ministério Público (ESMP) promoveram na manhã de hoje (21/5) um debate filmado sobre o bullying no ambiente escolar. Mediadas pela jornalista Deire Assis, do jornal O Popular, as discussões tiveram como base uma exposição preliminar sobre o assunto preparada pelo promotor de Justiça Lélio Braga Calhau, do MP de Minas Gerais e especialista na temática.

Participaram como debatedores convidados a coordenadora do CAO Educação, Simone Disconi de Sá Campos; o diretor da ESMP, Spiridon Nicofotis Anyfantis; os coordenadores dos Centros de Apoio Operacional da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos e do Cidadão, Liana Antunes e Maurício Gebrim; o técnico em Educação do MP Marcos Gardene; o presidente do Conselho Estadual de Educação, José Geraldo Santana; o professor da PUC Goiás Joseleno Vieira dos Santos, e o professor e advogado Oara Rodrigues, que leciona na rede municipal de ensino.

Entre os pontos abordados no debate estão questões como o cyberbullying; a diferenciação entre atos de incivilidade, de indisciplina escolar e bullying; a necessidade de o tema fazer parte das discussões no ambiente escolar; a importância de enfrentar o problema de uma perspectiva transdisciplinar e não apenas do ponto de vista jurídico, o risco da banalização do assunto. O interesse despertado pelo tema fez o debate se estender por pouco mais de duas horas, com ampla troca de ideias entre os participantes.

As exposições e os questionamentos foram filmados por uma equipe especializada e o material produzido vai integrar o último módulo do curso a distância "Mediação de Conflitos: o Papel do Ministério Público Face a Indisciplina Escolar". A ESMP deverá colocar o material à disposição dos interessados no ambiente virtual de aprendizagem dentro dos próximos dias. 

(Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO - Fotos: João Sérgio e Elzenúbia Moreira - estagiária)

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog