terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Revista Liberdades n. 6


REVISTA LIBERDADES N. 6

Mais novo exemplar da revista eletrônica do IBCCRIM disponível para leitura!
Uma vez mais com grande satisfação, o Departamento de Internet do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais lança neste momento o 6º exemplar da Revista LIBERDADES, periódico quadrimestral em formato eletrônico (em PDF) do IBCCRIM.

Nesta edição, a Revista LIBERDADES traz especiais entrevistas exclusivas com os ilustres: 

- ROBERTO ROMANO, professor Titular do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e
- ALAMIRO VELLUDO SALVADOR NETTO, advogado criminalista, Mestre, Doutor e Professor Doutor de Direito Penal da Faculdade de Direito da USP.
Na seção de artigos doutrinários, temos as seguintes valiosas contribuições:
- LUIZ GUSTAVO ARAUJO trata da proteção dos direitos humanos por meio dos tratados internacionais no texto “A INCORPORAÇÃO DOS TRATADOS DE PROTEÇÃO INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS E AS NORMAS DO DIREITO INTERNO: CONSOLIDAÇÕES E CRÍTICAS”;
- HÉCTOR OLÁSOLO ALONSO examina a função da Corte Penal Internacional e suas ações preventivas para evitar o cometimento e a impunidade de crimes atrozes emLA FUNCIÓN DE LA CORTE PENAL INTERNACIONAL EN LA PREVENCIÓN DE DELITOS ATROCES MEDIANTE SU INTERVENCIÓN OPORTUNA: DE LA DOCTRINA DE LA INTERVENCIÓN HUMANITARIA Y DE LAS INSTITUCIONES JUDICIALES EX POST FACTO AL CONCEPTO DE RESPONSABILIDAD PARA PROTEGER Y LA FUNCIÓN PREVENTIVA DE LA CORTE PENAL INTERNACIONAL”;
- JOELÍRIA VEY DE CASTRO e CLÁUDIO MALDANER BULAWSKI analisam as características das pessoas que se enquadram no conceito de ‘pedófilo’ no artigo “O PERFIL DO PEDÓFILO: UMA ABORDAGEM DA REALIDADE BRASILEIRA”; e
- M. CHERIF BASSIOUNI debate o fundamento de legitimidade daqueles que recorrem à violência como meio de atingir um resultado de poder emTERRORISMO: O PERSISTENTE DILEMA DA LEGITIMIDADE”.

Na seção de Resenhas, contribuíram:

- BRUNO AMABILE BRACCO, em análise do livro A Sociedade Excludente: exclusão social, criminalidade e diferença na sociedade recente, de Jock Young, em “O INCLUSIVO, O EXCLUDENTE E O DIALÓGICO”; e
- ÉRICA AKIE HASHIMOTO, tratando da obra de Pietro Verri, Observações sobre a tortura, em “TORTURA: PASSADO. PRESENTE. FUTURO? PIETRO VERRI E A ATUALIDADE DA REFLEXÃO SOBRE A TORTURA”.
Por fim, YASMIN OLIVEIRA MERCADANTE PESTANA colabora com comentários sobre o filme O Ódio, do diretor Mathieu Kassovitz, no texto “‘O ÓDIO’ COMO MANIFESTAÇÃO LEGÍTIMA DA JUVENTUDE”, em que retrata a questão da subcultura delinqüente como forma das classes marginalizadas contestarem uma política opressora e desumana.

A Revista LIBERDADES, tem se mostrado desde o primeiro exemplar como um enorme sucesso de público! Pode ser lida no computador ou, caso se queira, sugerimos que se imprima e colecione!
Logo abaixo é possível visualizar o novo conteúdo na íntegra ou, caso se deseje, por seção a partir da visualização do Sumário. 

Os cinco exemplares anteriores também permanecem à disposição neste Portal IBCCRIM.
Mais uma vez, observamos que você também está convidado a escrever para os próximos números da Revista LIBERDADES. Conheça as regras para publicação.

Veja o nº 6 na íntegra.
Veja o nº 6 por seção a partir do Sumário.


Conheça o site da Revista LIBERDADES: www.revistaliberdades.org.br

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog