domingo, 3 de agosto de 2008

Para garantir maiores chances de contratação e também evitar transtornos aos recrutadores, envio de currículo deve ser criterioso

Na busca por uma vaga no mercado de trabalho, formação acadêmica e ampla experiência profissional podem não ser suficientes. Mesmo o melhor dos currículos corre o risco de ser desprezado pelos recrutadores quando o candidato adota a estratégia errada na hora divulgar seu perfil e histórico de trabalho.

A ansiedade em ter o currículo avaliado o mais rápido possível pelo maior número de empresas é a base dos pecados mais comuns cometidos por quem está procurando uma nova oportunidade. Luciane Beretta, vice-presidente de marketing da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Rio Grande do Sul (ABRH-RS), destaca que muitos candidatos se prejudicam mandando currículos a empresas que divulgam vagas para profissionais de outra área ou sucessivos e-mails para as mesmas empresas.

– O profissional se expõe de forma negativa, porque está usando seu nome de maneira não-eficaz – alerta.

Josmar Arrais, doutor em liderança da consultoria FranklinCovey Brasil, acrescenta que a distribuição de currículos por e-mail para dezenas companhias traz poucos resultados. Com a facilidade de se enviar uma mensagem, muitos se candidatam a vagas sem se informar antes sobre a função e sem se certificar de que têm competência para o cargo. Para o especialista, isso explica o fato de poucos serem aproveitados. Apenas 4% dos perfis enviados eletronicamente são chamados para entrevistas, conforme pesquisa do Instituto Forrester.

A ansiedade do candidato também acaba sendo um inconveniente na rotina dos recrutadores, segundo o gerente da unidade de Canoas e Novo Hamburgo da Gelre, Júlio Pastori. É o que ocorre, lembra ele, quando alguém telefona muitas vezes para demonstrar interesse ou vai pessoalmente à empresa para responder a um anúncio de emprego em que se pede cadastro pela internet:

– É um esforço que só faz piorar em vez de melhorar a imagem do candidato porque atrapalha o fluxo das atividades dos selecionadores.

Para Arrais, os principais caminhos para o envio de currículo são a indicação de alguém que já trabalha na empresa e o cadastro no site da organização. Na primeira opção, o candidato tem aval de quem conhece os valores da organização. E o formulário online indica que o interessado tomou o cuidado de pesquisar sobre a empresa.

– Nesses casos, as possibilidades de sucesso são maiores – destaca Arrais.

Saiba mais:

Os erros

Os pecados comuns na hora de repassar o currículo:

- Responder a anúncio para vaga que não é na sua área
- Resultado: desvaloriza o candidato. Passa a imagem de alguém desesperado, que abraça qualquer atividade. Ao mesmo tempo, pode indicar que o profissional não está qualificado o suficiente para conquistar um posto no seu setor.

- Ligar ou ir pessoalmente à empresa, quando o anúncio de emprego pede que os currículos sejam cadastrados pela internet
- Resultado: pode reduzir as chances do candidato, que passa a ser visto como um inconveniente para o trabalho do setor de RH. Ao mesmo tempo, demonstra falta de atenção e foco do candidato.

- Mandar e-mail na mesma semana em que a empresa divulgou um emprego que não é para a sua área
- Resultado: é melhor evitar o envio de currículo nos dias seguintes à divulgação de anúncio de vaga, se o posto que não for da área de interesse. Nesses casos, os recrutadores recebem centenas de e-mails e estão focados em achar um profissional para preencher o posto vago. O mais provável é que o currículo acabe sendo deletado.

- Mandar currículo por e-mail, toda semana, para uma mesma empresa
- Resultado: quem envia o currículo dezenas de vezes a um mesmo departamento de recursos humanos demonstra ser um profissional com dificuldade para identificar quem deve receber suas mensagens e que perde tempo com um trabalho pouco eficiente. Recrutadores alertam que nem sempre a falta de retorno significa que a mensagem não foi lida ou que o currículo não foi arquivado, afinal muitas empresas têm dificuldade para responder a todos.

- Mandar currículo para vaga incompatível com sua experiência e formação
- Resultado: demonstra falta de capacidade de analisar se o seu currículo tem um diferencial para conquistar a vaga. Indica falta de foco.

Os acertos

Como o candidato pode enviar currículo:

- Preencher cadastro nos sites das empresas em que deseja trabalhar
- Em muitos casos, o banco de dados gerado pelo site é a primeira fonte de consulta de uma empresa quando precisa de um profissional. Além disso, tem a vantagem de poder ser enviado a qualquer hora, de qual lugar e sem custo.

- Cadastrar-se em sites de empresas de recrutamento e consultorias de recursos humanos
- Algumas empresas contratam apenas por meio dessas empresas especializadas, que recebem os currículos e se responsabilizam pela parte inicial do processo de seleção.

- Acionar a rede de contatos (networking)
- Encaminhar o currículo a um amigo ou conhecido que trabalha na empresa e pedir que ele repasse para a área de recursos humanos ou o gestor da área de interesse é uma opção. Segundo os recrutadores, ganha pontos o currículo que vem com a indicação de um funcionário, o qual conhece os valores da organização e as características do candidato.

- Fazer contato direto com o departamento de recursos humanos da empresa
- É um alternativa válida se o profissional tem certeza que deseja trabalhar em uma determinada empresa e acredita que tem chances de conquistar uma vaga nessa organização. Nesses casos, é importante ressaltar a área e a vaga de interesse. Outra recomendação é colocar no título do e-mail: “currículo de X (nome do candidato) para a vaga de X (cargo pretendido).

- Seguir as instruções do anúncio de vaga
- Se a empresa pede que o candidato faça cadastro no site, dificilmente se obterá resultados tentando outras formas. Afinal, é a partir do banco de dados gerado pela internet que os recrutadores vão selecionar o novo empregado


Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog