quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Brasil e Japão assinam acordo para treinamento em polícia comunitária

Brasília 31/07/08 (MJ) – Brasil e Japão assinam nesta sexta-feira (1º), às 16h, em Goiânia, acordo para capacitação em técnicas de policiamento comunitário. A iniciativa é uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Esse consegue prevenir delitos e reduzir os crimes em até 30%.

O acordo prevê a capacitação de 366 policiais militares dos estados atendidos pelo Pronasci para atuarem como multiplicadores da filosofia e das técnicas de polícia comunitária japonesa. Os cursos – de 80 horas/aula - serão em São Paulo, que desde 1999 desenvolve ações também em parceria com a Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jiica) no Brasil.

O convênio tem duração até 2011 e, a cada ano, permitirá que 50 policiais participem de missões de 15 dias no Japão, a fim de conhecer como funciona o policiamento comunitário no país. Ainda está previsto o acompanhamento da implementação da doutrina de polícia comunitária nos estados que participarem do projeto.

O documento será assinado no Centro de Cultura e Convenções de Goiânia pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri; pelo diretor-geral da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jiica) no Brasil, Masahiro Kobayashi; pelo diretor substituto da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), ministro Paulo Wagner de Miranda; e o comandante geral da Polícia Militar de São Paulo, Cel. Roberto Antonio Diniz

Polícia Comunitária no Japão

O Japão acumula experiência de 130 anos em policiamento comunitário. As atividades são realizadas por meio de postos policiais pequenos em esquinas, chamados de Koban, e em instalações maiores, denominados Chuzaisho. Em 2002, existiam 6,5 mil kobans e 8,1 mil chuzaishos com 8,4 mil policiais (40% da força policial do país).


MJ.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog