quinta-feira, 13 de junho de 2019

Notícias IBCCRIM

INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS
Facebook
Youtube
Instagram
Twitter
VEM AÍ
25º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS CRIMINAIS
Vem aí o 3º Curso Internacional de Processo Penal!
Uma parceria entre o IBCCRIM e a Universidade de Coimbra 

Entre os dias 4 de setembro e 29 de novembro, o IBCCRIM promove a terceira edição do Curso Internacional de Processo Penal. Com aulas presenciais, em São Paulo, e à distância, o curso será ministrado por docentes brasileiros e portugueses!
Inscrições em breve!
Conheça a programação completa do 25º Seminário Internacional do IBCCRIM

Maior evento de Ciências Criminais na América Latina acontece entre os dias 27 e 30 de agosto em São Paulo

O IBCCRIM divulgou a programação do 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, o maior evento sobre o tema na América Latina realizado desde 1994 pelo Instituto.  A edição deste ano acontece entre os dias 27 e 30 de agosto no tradicional Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo. As inscrições já estão abertas no site:  www.ibccrim.org.br/seminario25

Sob o tema “Ciências criminais como resistência dos valores democráticos”, o Seminário Internacional de 2019 terá painéis sobre colaboração premiada, acordos penais, lavagem de dinheiro e corrupção, além de temas atuais como pornografia de vingança, fake news, criminologia queer e criptomoedas. O evento também trará discussões sobre criminalização da advocacia criminal, medidas de segurança e reforma prisional, o aumento do recrudescimento penal na América Latina, além de análises sobre racialidades, encarceramento em massa e prisão preventiva.

A palestra de abertura será ministrada pela professora Pat Carlen, da Inglaterra, sob o tema “Imaginando uma Justiça Criminal Democrática”. Entre os palestrantes internacionais, estão confirmados Urs Kindhäuser, da Alemanha, Kabengele Munanga, do Congo, Natalie Byfield, dos Estados Unidos, além dos argentinos Máximo Emiliano Sosso, Máximo Langer e Omar Palermo e os portugueses Anabela Miranda Rodrigues e Paulo de Sousa Mendes.

Entre os nomes nacionais, haverá painéis com Carlos Eduardo Adriano Japiassú, Ela Wiecko, Gustavo Badaró, Juarez Tavares, Leandro Ayres França, Leonardo Isaac Yarochewsky, Marcelo Semer, Mariângela Gama de Magalhães Gomes, Renato de Mello Jorge da Silveira e Vilma Reis. O encerramento do Seminário terá um debate sobre sistema de justiça e democracia com Andréa Abritta e Lenio Streck.

Inscrições abertas

.
Agora o IBCCRIM tem WhatsApp!

Desde abril, o IBCCRIM conta com mais um canal de comunicação: o WhatsApp. Ele tem por objetivo facilitar o contato com as colaboradoras e colaboradores do Instituto e fornecer aos associados e associadas mais uma forma, rápida e prática, de tirar dúvidas e receber informações de cursos, eventos e projetos do IBCCRIM. Adicione o número: (11) 94327-8374.

INSCRIÇÕES ABERTAS
Últimos dias para inscrição no curso inédito de Metodologia de Pesquisa em Ciências Criminais

Dividido em dois módulos, o curso é destinado a estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais interessados em pesquisar no campo

O IBCCRIM lança pela primeira vez o curso de Metodologia de Pesquisa em Ciências Criminais, com o primeiro módulo realizado entre os dias 24 de junho e 15 de julho. Com aulas presenciais, ministradas em São Paulo, e à distância, o curso se destina a capacitar estudantes e profissionais que pretendem realizar pesquisas no tema, como trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses. As inscrições já estão abertas no site http://www.ibccrim.org.br/eventos.

O curso é dividido em dois módulos. O primeiro, entre junho e julho, trará discussões epistemológicas e o segundo, com cronograma a ser divulgado, apresentará aos alunos e alunas as técnicas de pesquisa em ciências criminais.

Para o primeiro módulo estão confirmadas aulas com as professoras Camila Prando (UnB), Jacqueline Sinhoretto (UFSCar), Luciana Gross (FGV DIREITO SP), Marcia Lima (USP), e Maíra Rocha Machado (FGV DIREITO SP) e o professor Ricardo Cappi (UEFS e UNEB), coordenador do Núcleo de Pesquisas do IBCCRIM.

Inscrições abertas

BOLETIM IBCCRIM
Boletim IBCCRIM recebe artigos para edição especial sobre  25º Seminário Internacional

Tema do evento este ano será “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”

O Boletim de Ciências Criminais, periódico mensal do IBCCRIM, lança edital para submissão de artigos para a edição especial de setembro, dedicada ao 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado entre os dias 27 e 30 de agosto, em São Paulo.

Os artigos para o número especial podem ser enviados até o dia 4 de julho e devem abordar os quatro eixos temáticos previstos na programação do evento, orientada pelo mote “As Ciências Criminais como resistência dos valores democráticos”:

1. Processo penal e democracia hoje: princípios processuais penais, discursos
morais e novos institutos.
2. Delitos econômicos e corrupção: novas abordagens.
3. Raça, gênero e sexualidade nas ciências criminais.
4. Justiça criminal, democracia e conjuntura política.

Serão selecionados três trabalhos por eixo, totalizando 12 artigos no total. Os textos deverão ser enviados para o e-mail boletim@ibccrim.org.br até o prazo delimitado. O período de avaliação será entre 8 de julho a 5 de agosto.

Envie seu artigo
Conheça a nova coluna do Boletim sobre direito penal internacional

O Caderno de Jurisprudência do Boletim IBCCRIM, publicação mensal do Instituto, inaugura na edição de junho uma nova seção: “Cortes internacionais e suas decisões comentadas”. A coluna deste número está disponível em formato digital para qualquer pessoa interessada. Acesse aqui.

NOTA PÚBLICA
Nota do IBCCRIM sobre o vazamento das mensagens da Lava Jato

"O IBCCRIM pauta sua atuação institucional pela defesa das garantias constitucionais democráticas que regem as instituições da justiça. O Instituto foi fundado sob o signo do inconformismo que sacramenta as mais graves violações aos direitos, sobretudo ao direito da defesa em processos criminais. Por isso e diante dos fatos trazidos à tona neste final de semana, o Instituto manifesta seu repúdio às ilegalidades da Operação Lava Jato e aos efeitos nefastos que a operação trouxe às instituições democráticas brasileiras"
Leia a nota completa
PACOTE "ANTICRIME"
Campanha contra Pacote Anticrime é lançada em SP e no ES

Apoiada por mais de 70 organizações, a campanha  "Pacote Anticrime: uma solução fake" foi lançada na cidade de São Paulo (SP) e em Vitoria (ES). O IBCCRIM está à frente da organização da campanha junto com outras instituições.

O lançamento da campanha em São Paulo aconteceu no dia 4 de junho na Faculdade de Direito da USP e reuniu representantes de mais de 40 entidades. Já em Vitória, o debate sobre o Pacote Anticrime foi realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo e foi organizada por mandatos de parlamentares locais.  

Leia a nota técnica do IBCCRIM sobre Pacote Anticrime
AGENDA
PROGRAME-SE: 25º Seminário Internacional de Ciências Criminais!

O tradicional Seminário Internacional de Ciências Criminais, realizado pelo IBCCRIM há 25 anos, já tem data marcada para a edição de 2019. O evento acontecerá entre os dias 27 e 31 de agosto no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, local que sedia o Seminário há mais de dez anos.

A programação completa já está disponível em www.ibccrim.org.br/seminario25

Facebook
Youtube
Instagram
Twitter

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog