quarta-feira, 7 de março de 2018

Ação avalia 2 mil processos de violência doméstica

10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa traz palestras que tratam de assuntos como ‘A comunicação não violenta’


A 10ª Semana Nacional da Justiça Pela Paz em Casa teve inicio na manhã de ontem, 5, trazendo palestras que tratam de assuntos como ‘A comunicação não violenta’. O evento será realizado até sexta-feira, na Universidade Salgado Oliveira (Universo). A iniciativa é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e em Goiás é promovida pela Coordenadoria Estadual da Mulher Em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-GO).
Segundo a coordenadora de equipe da Justiça Restaurativa do Fórum Criminal e psicóloga Thayssa Moiana, que concedeu entrevista ontem no estúdio do Diário do Estado, disse que a ação foi criada para sensibilizar e otimizar os julgamentos dos casos de violência doméstica. Com o tema Infidelidade e Novas Tecnologias, serão realizadas durante toda semana palestras, círculos reflexivos, círculos restaurativos e oficinas de autocuidado para mulheres; para sensibilizar a atenção pela causa, fortalecer essas mulheres e refletir com os homens sobre o assunto.
A expectativa é que o Tribunal de Justiça, em todo o estado, possa dar andamento a dois mil processos tratando sobre violência doméstica e feminicídio. Em Goiânia, estima-se que 300 casos sejam atendidos. Ainda segundo a coordenadora, a Semana da Justiça Pela Paz em Casa acontece três vezes ao ano. As próximas semanas estão previstas para os meses de agosto e novembro desse ano, com outra programação e outra proposta. O desafio do TJ é ampliar cada vez mais os atendimentos.
Para Thayssa Moiana é importante comemorar o dia da mulher porque a data “é um marco importante para despertar em todos nós o quanto a luta ainda é longa. É um processo de desconstrução de uma hegemonia masculina. Acho importante dizer que o feminismo não é querer que a mulher seja melhor do que os homens, é a gente querer estabelecer uma relação de igualdade”.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog