sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Seminário APAV | 10 Anos Casa de Abrigo ALCIPE | 29 Março

Nota de Imprensa | 24 Fevereiro 2017
Seminário APAV | 10 Anos Casa de Abrigo ALCIPE
Práticas e Reflexões para o Futuro no Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica
29 Março | Auditório Camões | Lisboa
Assinalando os 10 Anos da Casa de Abrigo ALCIPE, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove o Seminário "Práticas e Reflexões para o Futuro no Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica". O seminário terá lugar no Auditório Camões, em Lisboa, no dia 29 de Março.
A Casa de Abrigo ALCIPE acolhia a 27 de Setembro de 2006 a primeira mulher vítima de violência. Hoje, passado 10 anos, assinalamos o início de um caminho marcado pelo acolhimento de 127 mulheres e 205 crianças. A violência doméstica permanece um flagelo social complexo e multidimensional que desconhece idades, fronteiras geográficas e culturais, embora, no que respeita ao género, continuem a ser as mulheres as protagonistas de grande parte das histórias deste crime.
Volvidos 10 anos sobre a abertura da Casa de Abrigo ALCIPE, importa refletir sobre de que forma a APAV, mas também as demais instituições sociais e políticas, olham para o presente e o futuro no acolhimento a vítimas de violência doméstica. Um painel de oradores/as abordará temáticas centrais como:

    •a possibilidade de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade que permitam aferir a qualidade dos serviços prestados neste tipo de resposta às vítimas de violência doméstica;
    • de que forma se poderá promover nas Casas de Abrigo o empreendedorismo e a criação do próprio emprego, perfilando-se como via de resolução das dificuldades de empregabilidade enfrentadas pelas mulheres, que em muito dificultam ou protelam o seu processo de autonomização;
    • que trabalho é desenvolvido com crianças e jovens nas Casas de Abrigo e que estratégias de intervenção poderão ser criadas;
    • quem são os profissionais que integram as equipas das Casas de Abrigo, que problemas enfrentam e que soluções desenvolvem, bem como o stress profissional e a necessidade de supervisão.
Desejamos que esta reflexão conjunta constitua um passo em frente e um forte contributo para que, cada vez que a porta de uma Casa de Abrigo se abra, possa sair mais uma mulher investida de direitos e de deveres, uma cidadã inteira e autónoma, livre para dizer “não”, sem que isso signifique terror ou violência.
Programa, inscrições e informações:
apav.pt/seminarioalcipe







Nenhum comentário:

Pesquisar este blog