quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Patrícia Moreira e mais 3 torcedores podem usar tornozeleira eletrônica

Justiça propõe medida cautelar para suspensão condiconal do processo. 

Torcedores terão de se apresentar em delegacia em dias de jogos do Grêmio.


Racismo Arena do Grêmio (Foto: Reprodução/ESPN)
Patrícia Moreira na Arena do Grêmio
(Foto: Reprodução/ESPN)

Os quatro torcedores gremistas denunciados por injúria racial contra o goleiro Aranha durante jogo entre Grêmio e Santos no dia 28 de agosto, em Porto Alegre, terão de usar tornozeleira eletrônica caso descumpram medida proposta pela Justiça, a ser referendada em audiência em novembro. Entre os torcedores envolvidos está Patrícia Moreira, flagrada na ocasião por câmera de TV gritando "macaco" contra o jogador.
A decisão é do juiz Marco Aurélio Xavier, que aceitou na última semana denúncia da promotoria. A medida cautelar determina apresentação dos torcedores à 2ª Delegacia de Pronto Atendimento de Porto Alegre uma hora antes de cada jogo e saída meia hora depois, durante um ano. Além de Patrícia, foram acusados Eder Braga, Fernando Ascal e Ricardo Rychter.
Se os acusados aceitarem a proposta do magistrado, poderá haver a suspensão condicional do processo de crime por injúria racial. Tudo passará pela audiência marcada para 24 de novembro, em que as partes serão ouvidas e as ofertas apresentadas.

"Os acusados, durante o cumprimento da medida em comento, deverão apresentar-se junto à 2ª DPPA, de Porto Alegre, onde deverão permanecer no lapso temporal de uma hora antes e meia hora depois do término dos jogos. Vai o alerta: o descumprimento, que se consuma na não apresentação no local determinado, implicará o uso do monitoramento eletrônico pelos acusados", afirma o texto.

Entenda o caso
O incidente no jogo entre Grêmio e Santos, no dia 28 de agosto, na Arena do Grêmio, ocorreu aos 42 minutos do segundo tempo, quando Aranha reclamou com o árbitro Wilton Pereira Sampaio, alegando ter sido vítima de xingamentos por parte da torcida. O juiz mandou a partida seguir, mesmo sendo alertado por jogadores do Santos dos incidentes que ocorriam fora de campo. A partida terminou em 2 a 0 para o time paulista.

jovem mostrada pelas imagens do canal ESPN foi afastada do trabalho no Centro Médico e Odontológico da Brigada Militar. Patrícia Moreira era funcionária de uma empresa terceirizada e prestava serviços de auxiliar de odontologia na clínica da polícia militar gaúcha. As imagens da torcedora ofendendo o goleiro santista começaram a circular pelas redes sociais logo após a partida. Aranha registrou boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia no dia 29.
Devido ao fato, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva confirmou em 26 de setembro a eliminação do Grêmio da Copa do Brasil. O clube havia entrado com recurso. A equipe perdeu três pontos e, por isso, o time não tem possibilidade de classificação numa suposta segunda partida contra o Santos, na Vila Belmiro.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog