quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Central de Monitoramento Eletrônico de presos começa a funcionar no MA

Medida visa diminuir o impacto da crise instalada no sistema prisional no MA.
Detentos beneficiados vão poder cumprir prisão domiciliar.


Para diminuir os gastos com o sistema carcerário e reduzir a superlotação em presídios, começou a funcionar nesta quarta-feira (5) a Central de Monitoramento eletrônico de presos. Os detentos beneficiados vão poder cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleiras.
Ao todo são 155 tornozeleiras eletrônicas que foram adquiridas pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária. Os equipamentos devem ser usados pelos detentos em regime aberto. A medida, considerada alternativa, visa diminuir o impacto da crise instalada no sistema prisional maranhense desde o ano passado.
De acordo com o secretário adjunto de Justiça e Administração Penitenciária, Thiago Castro, a nova ferramenta tentará combater a superlotação carcerária no estado do Maranhão. “Foi uma ferramenta para que a gente possa combater a superlotação carcerária, para que a gente possa diminuir custos, porque uma tornozeleira custa bem menos do que manutenção de um apenado numa unidade prisional”.
Cada tornozeleira tem dois chips instalados, um GPS que dá a localização geográfica e um GPRS, responsável pelo o envio das informações a Central de Monitoramento Eletrônico. No local, os técnicos e os servidores da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP) vão poder acompanhar em tempo real todas as atividades dos monitorados.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog