quarta-feira, 2 de maio de 2018

65% dos presídios têm ocupação superior à capacidade máxima, diz CNMP

Dos pouco mais de 1.500 presídios brasileiros, 65,73% apresentam ocupação superior à capacidade máxima, conforme dados divulgados pela Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público. Das cinco regiões, o Nordeste é a que apresenta percentualmente a menor cifra (56%) de presídios lotados. De um total de 431, 130 ainda não comportam o máximo que podem e 59 têm a ocupação igual à capacidade.
Segundo o levantamento, o Sudeste, por exemplo, é a região do país com o maior número de presídios, totalizando 508, o que representa quase um terço das unidades prisionais brasileiras. Por sua vez, a região Norte é a região com menos estabelecimentos; são 157, dos quais 119 têm ocupação superior à capacidade. O material aponta também os estabelecimentos que deveriam abrigar apenas um dos sexos, mas têm internos masculinos e femininos.
Os dados divulgados foram compilados pelo CNMP com base em relatórios preenchidos por membros do Ministério Público que realizam inspeções em estabelecimentos penais. Segundo o conselheiro Dermeval Farias Gomes, que preside a CSP/CNMP, o amplo acesso a esses dados permitirá um maior amadurecimento na discussão das políticas públicas dirigidas ao enfrentamento da questão carcerária. Com informações da Assessoria de Imprensa do CNMP.
Revista Consultor Jurídico, 30 de abril de 2018.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog