domingo, 19 de setembro de 2010

Revista Liberdades n. 5

Uma vez mais com grande satisfação, o Departamento de Internet do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais lança neste momento o 5º exemplar da Revista LIBERDADES, o periódico quadrimestral em formato eletrônico (em PDF) do IBCCRIM.

Nesta edição, a Revista LIBERDADES traz especiais entrevistas exclusivas com Professores universitários: o catedrático IGNACIO BERDUGO GÓMEZ DE LA TORRE, da Espanha, e o Professor ALVINO AUGUSTO DE SÁ, do Brasil.

Na seção de artigos doutrinários, temos as seguintes valiosas contribuições:

VIVIAN CALDERONI analisa a medida de internação em “ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: CONSIDERAÇÕES CRÍTICAS SOBRE A MEDIDA DE INTERNAÇÃO”;

JOSÉ DANILO TAVARES LOBATO trata do polêmico tema dos crimes ambientais em “O MEIO AMBIENTE COMO BEM JURÍDICO E AS DIFICULDADES DE SUA TUTELA PELO DIREITO PENAL”;

LUCIANA CARNEIRO DA SILVA esboça um panorama das políticas criminais atuais em “PERSPECTIVAS POLÍTICO-CRIMINAIS SOB O PARADIGMA DA SOCIEDADE MUNDIAL DO RISCO”;

Em Resenha, VANESSA FAULLAME ANDRADE trata da obra Terrorismo y Guerra Justa, de Michael Walzer, em “A GUERRA CONTRA O TERRORISMO: UMA GUERRA JUSTA ?”.

Na seção de comentários de filmes, LAILA MARIA DOMITH VICENTE traça um paralelo entre o filme “Crash – No limite”, a construção de subjetividades e a vida nas grandes cidades (em “SUBJETIVIDADE E CAPITALISMO RONDAM A CIDADE: HISTÓRIAS DA MODERNIDADE E DO CONTEMPORÂNEO SOB O OLHAR CINEMATOGRÁFICO DE ‘CRASH – NO LIMITE’”).

Por fim, na seção MÚSICA, celebrando a cultura popular e seus desdobramentos no imaginário penal, FABIANO AUGUSTO MARTINS SILVEIRA, escreve sobre “MALANDRO NOS CONTATOS COM A POLÍCIA: IDENTIDADE E SELETIVIDADE RACIAL DO SISTEMA PENAL NA DISCOGRAFIA DE BEZERRA DA SILVA”.

Revista LIBERDADES, que vem se mostrando desde o primeiro exemplar como um enorme sucesso de público, poderá ser lida no computador ou, caso se queira, sugerimos que se imprima e colecione!

Abaixo já se pode visualizar o novo conteúdo na íntegra ou, caso se deseje, por seção a partir da visualização do Sumário.

Os quatro exemplares anteriores também permanecem à disposição neste Portal IBCCRIM.

Mais uma vez, observamos que você também está convidado a escrever num dos próximos números da Revista LIBERDADES. Conheça as regras para publicação.

Veja o nº 5 na integra.

Veja o nº 5 por seção a partir do Sumário.

Conheça o site da Revista LIBERDADES

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog