sexta-feira, 1 de junho de 2018

Notícias - Maio de 2018

Caso não esteja visualizando, acesse o preview aqui.
 
Com docentes nacionais e internacionais, IBCCRIM e Universidade de Coimbra promovem curso sobre Compliance

Voltado para profissionais das áreas jurídicas, econômicas e financeiras, curso é uma parceria do Instituto com Universidade de Coimbra e conta com o apoio do IASP, que sediará aulas

O IBCCRIM, em parceria com o Instituto de Direito Penal Económico da Universidade de Coimbra, promove a partir da próxima quarta, 6 de junho,  a primeira edição do curso sobre compliance. As aulas serão ministradas em São Paulo, no Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), e também  à distância. As inscrições estão abertas no site www.ibccrim.org.br/compliance18 e ainda é possível garantir vagas, inclusive presenciais (limitadas).

Há condições especiais de pagamento para associadas e associados e também para a modalidade de inscrições em grupo: a cada 5 inscrições realizadas por um mesmo escritório, empresa ou grupo, a 6ª vaga será oferecida gratuitamente! Para saber mais sobre essa possibilidade, é preciso entrar em contato direto com a organização do curso, pelo email cursoscoimbra@ibccrim.org.br

O termo inglês compliance remete a um conjunto de práticas e disciplinas destinadas ao cumprimento de normas, políticas e diretrizes de organizações, públicas ou privadas, evitando ou detectando eventuais desvios cometidos dentro das instituições.

No dia 10 de maio, o coordenador do curso, Rafael Serra, e a advogada Claudia Barrilari, que colaborou na construção da grade, responderam em vídeo as principais dúvidas sobre o formato das aulas e explicaram do o curso para estudantes com matricula confirmada e demais pessoas interessadas na atividade. Assista.  
Inscrições abertas
 
Inscrições abertas para o 24º Seminário Internacional do IBCCRIM

Maior evento de Ciências Criminais da América Latina, 24ª edição acontece em São Paulo entre os dias 28 e 31 de agosto

As inscrições para o 24º Seminário Internacional do IBCCRIM já estão abertas. O ocorrerá no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, e sediará também a segunda edição do CPCRIM, o Congresso de Pesquisa em Ciências Criminais.

Nomes como Boaventura de Sousa Santos, docente da Universidade de Coimbra, e James Cavallaro, professor em Standford e membro da Comissão Internamericana de Direitos Humanos, estarão presentes nesta edição. Além deles, Diana Maffia, diretora do Observatório de Gênero na Justiça do Conselho do Poder Judiciário de Buenos Aires, e Sebastian Scheerer, da Universidade de Hamburgo, compõem o time de palestrantes internacionais confirmados.

Sob a coordenação do advogado Silvio Luiz de Almeida, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e presidente do Instituto Luís Gama, o tema do Seminário será "Democracia e crise: os 30 anos da Constituição Federal de 1988 ". A proposta é refletir, sob os mais diversos ângulos e perspectivas teóricas, como a crise política e econômica, em âmbitos nacional e internacional, afeta o funcionamento do sistema penal, especialmente no que tange às garantias individuais, o equilíbrio entre os poderes e a ordem democrática. Serão discutidos dois grandes marcos da história brasileira rememorados este ano: os 130 anos da abolição da escravidão e os 30 anos da Constituição, que permearão diversas palestras e painéis.

Temas atuais, como crimes na internet e o acesso a dados em segurança pública, também compõem a programação, que conta ainda com painéis sobre justiça juvenil, criminologia e gênero e erros judiciários. Como sempre, haverá mesas específicas sobre direito penal econômico, com discussões sobre ética empresarial e responsabilidade criminal, crimes financeiros e cooperação internacional e lavagem de dinheiro.  
Inscreva-se
 
IBCCRIM promove nova edição de curso sobre Tribunal do Júri; inscrições já estão abertas

Aulas serão ministradas em São Paulo na modalidade presencial e transmitidas para turma à distância; curso começa em 16 de julho

O IBCCRIM promove entre 16 de julho e 13 de agosto a nova edição do curso “Aspectos Práticos do Tribunal do Júri". Voltado para advogados, advogadas, estudantes, bacharéis em Direito ou pessoas graduadas em outras áreas correlatas, o curso irá debater temas atuais para profissionais que desejam estudar a instituição do Tribunal do Júri.

As inscrições estarão abertas até 10 de julho e devem ser feitas no site: www.ibccrim.org.br. Na matrícula, os participantes devem escolher se desejam fazer o curso presencial ou pela modalidade à distância, com participação ao vivo.

Com a presença de renomadas e renomados palestrantes, as aulas serão ministradas às segundas-feiras, das 19h às 22h, no Auditório do IBCCRIM, localizado na rua Onze de Agosto, n° 52, 2° andar – Centro, São Paulo. As vagas para a modalidade presencial são limitadas (35) e ilimitadas para modalidade à distância.  
Inscrições abertas
 
Até 30/7: IBCCRIM recebe inscrições para Chamada Temática de Monografias de Ciências Criminais

Processo seletivo definirá quatro obras a serem publicadas pelo IBCCRIM; podem concorrer à seleção trabalhos inéditos, produzidos ou não em instituições acadêmicas

O Departamento de Monografias do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) publicou a Chamada Temática de Monografias de Ciências Criminais 2018/2019. A Chamada Temática selecionará quatro monografias para publicação, que tenham como tema pelo menos um dos seguintes fenômenos contemporâneos da justiça criminal no Brasil ou em perspectiva comparada:

1 - Encarceramento em massa
2 - Violência Policial
3 - Democratização do Sistema de Justiça
4 - Inovações processuais e garantias fundamentais

Poderão participar do processo seletivo trabalhos inéditos de diferentes perfis (ensaios, teses, dissertações, etc), produzidos ou não em instituições acadêmicas de ensino e pesquisa. As inscrições estarão abertas até o dia 30 de julho.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do endereço de email monografia@ibccrim.org.br, para o qual se deve enviar o trabalho de acordo com todas as especificações descritas no Regulamento.
Saiba mais
 
Biblioteca Convida chega à 3ª edição com livro sobre intolerância religiosa

IBCCRIM traz autores de obras recém-lançadas para discuti-las à luz das ciências criminais  

O projeto Biblioteca Convida, lançado este ano pelo Departamento de Biblioteca do IBCCRIM, realiza sua terceira edição no dia 20 de junho, às 19h, no auditório do Instituto. A convidada será a pesquisadora Milene Cristina Santos, autora do livro “Intolerância religiosa: do proselitismo ao discurso de ódio”, lançado pela Editora D’Plácido em 2017.

Gratuitos e transmitidos ao vivo, os debates já receberam a socióloga Juliana Borges, autora do livro O que é encarceramento em massa?, e o antropólogo Adalton Marques, cujo trabalho “Humanizar e expandir: uma genealogia da segurança pública em São Paulo” integra a coleção de monografias do IBCCRIM.
 
Nova monografia publicada pelo IBCCRIM discute política de segurança pública em São Paulo após ditadura militar

A publicação "Humanizar e expandir: uma genealogia da segurança pública em São Paulo", do antropólogo Adalton Marques, é a mais nova obra da coleção de monografias do IBCCRIM. Já disponível na Biblioteca do Instituto e também no acervo digital de monografias, o livro mostra como o surgimento de uma lógica “humanista” na política de segurança pública pode ter ajudado a expandir o sistema penal no Estado de São Paulo, sobretudo após a redemocratização.

As monografias são de acesso exclusivo para associadas e associados ao IBCCRIM. Saiba como se associar aqui.  
Acesse a monografia
 
IBCCRIM  organiza nova visita gratuita à Biblioteca para qualquer pessoa interessada em Ciências Criminais

Hoje exclusiva para associados e associadas do Instituto, Biblioteca abre consulta presencial a seu acervo na 1ª terça-feira de cada mês, mediante agendamento

Na nova edição do Biblioteca Cidadã, o IBCCRIM abre sua Bibiloteca para qualquer pessoa interessada na próxima terça, 8 de maio. O programa permite a consulta presencial ao acervo do Instituto, em sua sede, no centro de São Paulo. Hoje, a consulta é  restrita a seu quadro associativo. Com a iniciativa, a Biblioteca pretende democratizar o acesso às pesquisas nesse campo do conhecimento e ampliar a interface das ciências criminais com outras áreas.

A iniciativa se repetirá sempre na primeira terça-feira do mês. Para agendar uma visita, é necessário enviar um e-mail para biblioteca@ibccrim.org.br, indicando um dos períodos do dia para a visita (manhã, das 8h às 13h, ou tarde, das 14h30 às 18h45).
Saiba mais
 
Em editorial de maio, Boletim IBCCRIM comenta postura do STF em debates sobre prisão em segunda instância

Disponível gratuitamente no site do IBCCRIM, editorial é aberto e pode ser lido por todas as pessoas interessadas

Em editorial da edição 306 do Boletim IBCCRIM, o Instituto critica a decisão do Supremo Tribunal Federal de não julgar as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) 43 e 44, que discutem prisão em segunda instância.

O objeto das duas ações foi pautado durante o julgamento do Habeas Corpus impetrado em favor de ex-presidente da República, mas, na ocasião, o STF decidiu "não colocar em votação as ações cujo resultado afetaria não só o ex-presidente, mas todos e todas que podem vir a cumprir a chamada execução penal provisória, preferindo julgar o caso individual, sem efeito vinculante", diz o editorial.
Leia o editorial completo
 
Presidente do IBCCRIM se reúne com ministra Cármen Lúcia  

Presidente do STF recebeu grupo de representantes de Defensorias e da advocacia criminal para tratar de Ações sobre execução de pena após condenação em 2ª instância

A Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministra Cármen Lúcia, recebeu em seu gabinete, no dia 2 de maio, um grupo de juristas integrantes de instituições que atuam como amici curiae nas Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) nº 43, 44 e 54: Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Instituto de Defesa do Direito de Defesa Márcio Thomaz Bastos (IDDD), além de representantes da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Sindicato dos Advogados de São Paulo (Sasp).

O objetivo era tratar das ADCs números 43, 44 e 54, nas quais pede-se o reconhecimento da constitucionalidade de se impedir execução de pena antes do trânsito em julgado do processo penal, após decisão de 2ª instância. Na reunião, o pedido central era de que a Presidente colocasse em breve na pauta do Plenário o julgamento das ADCs 43 e 44 ou o pedido liminar feito na ADC nº 54.  

Cristiano Maronna, presidente do IBCCRIM, participou do encontro, em que manifestou preocupação com a falta de uniformidade sobre a jurisprudência atual — o que permite a execução antecipada da pena e tem impacto não apenas nos casos políticos de grande visibilidade, mas também e principalmente na maioria vulnerável da população.
Saiba mais
 
IBCCRIM participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre violência em manifestações

Instituto já se posicionou sobre uso de máscaras em manifestações e aviso prévio em protestos 

O IBCCRIM participou no dia 16 de maio de uma audiência pública sobre violência em manifestações na Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. Promovida pelo deputado Luiz Couto (PT-BA), a audiência propostas que garantam os direitos humanos e o princípio da não violência em protestos pelo país.

O Instituto foi representado por seu presidente, Cristiano Maronna, que discutiu a criminalização de manifestações a partir do uso de armas não-letais por parte das políticas em protestos. “Apenas entre janeiro e agosto de 2016, a Polícia Militar de São Paulo utilizou 95,8 bombas de gás por dia em média, e 158 munições químicas/dia. Como sabemos que não há manifestações todos os dias, está claro que, quando estes ocorrem, o uso dessas táticas na dispersão de manifestações é extremamente desproporcional da força”, afirmou.
Assista na íntegra
 
Com apoio do IBCCRIM, Fundação FHC promove evento sobre Drogas e Segurança Pública no dia 19 de junho

Com o tema “é hora de descriminalizar?”, debate gratuito sobre drogas acontece na manhã de 19 de junho, com especialistas em segurança pública; vagas limitadas

A Fundação Fernando Henrique Cardoso (FHC) recebe na manhã de 19 de junho, terça-feira, das 10h às 12h, o evento “Drogas e Segurança Pública: é hora de descriminalizar?”. Com apoio do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM), o debate reunirá especialistas para analisar os desafios e as possíveis consequências de uma nova política de drogas no Brasil.

Entre os nomes confirmados, estão Flávio Bechara, promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Gorete Marques, socióloga e pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP, Leandro Piquet, professor de Relações Internacionais da USP, e Luiz Guilherme Paiva, atual Coordenador de Estudos e Projetos Legislativos do IBCCRIM, que ocupou o cargo de Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas.  
Saiba mais
 
No Pará, IBCCRIM participa da eleição da primeira Ouvidoria Externa na Defensoria Pública do Estado

A Defensoria Pública do Estado do Pará concluiu neste mês de maio o processo de implementação de sua Ouvidoria Externa, tornando-se o 12º Estado (incluído o Distrito Federal), a instituir esse mecanismo de participação, promoção da qualidade e democratização da administração pública, previsto na Lei Orgânica das Defensorias Públicas desde 2009.

A criação e ampliação de ouvidorias externas em instituições do sistema de justiça estão previstas no documento “16 medidas contra o encarceramento em massa”, lançado em 2017 pelo IBCCRIM, Pastoral Carcerária, Associação Juízes para a Democracia (AJD) e Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da UnB. O documento foi assinado por mais de 70 organizações e pode ser acessado aqui.  
Saiba mais
 
Mesa de Estudos e Debates sobre Estado de exceção está disponível gratuitamente no site do IBCCRIM

Em debate realizado em maio, Marie Goupy e Rafael Valim analisaram perspectivas teóricas e políticas sobre o conceito de exceção, tecendo comentários sobre o contexto brasileiro

No dia 9 de maio, o IBCCRIM realizou em São Paulo a Mesa de Estudos e Debates sobre "Estado de exceção na atualidade". O evento contou com a Marie Goupy, diretora de Programa no Colégio Internacional de Filosofia, na França, e autora do livro L’état d’exception: ou l’impuissance autoritaire de l’État à l’époque du libéralisme, e Rafael Valim, doutor em Direito Administrativo pela PUC-SP. A mediação ficou por conta de Eleonora Nacif, 2ª Vice-presidenta do IBCCRIM.

“Exceção não é um tema novo. Nem como teoria nem como fenômeno. No Brasil, datar o estado de exceção ao golpe de estado seria uma injustiça histórica com os grupos oprimidos: negros, pobres, gays e outras minorias nunca tiveram acesso ao Estado de Direito. Podemos afirmar que, na verdade, nunca houve a aplicação verdadeira dos direitos fundamentais a esses grupos. O que acontece atualmente é que o estado de exceção se alastrou à dimensão política”, analisou Rafael Valim.
Assista ao vídeo completo
 
IBCCRIM participa de debates sobre encarceramento em massa, Lei de Drogas e investigação defensiva

Debates sobre as 16 medidas contra o encarceramento em massa aconteceram em Campinas e Indaiatuba, em São Paulo. Evento sobre investigação defensiva e advocacia criminal ocorreu em Natal (RN)

Em maio, o IBCCRIM participou de dois debates sobre as 16 medidas contra o encarceramento em massa, projeto lançado em 2017 pelo Instituto em parceria com a Pastoral Carcerária, Associação Juízes para a Democracia e Centro de Estudos em Desigualdade e Discriminação da UnB.

No dia 19 de maio, a Câmara Municipal de Indaiatuba recebeu Yuri Félix, coordenador-chefe do Departamento de Cursos do IBCCRIM, para debater o sistema prisional brasileiro (assista à íntegra do debate). Nos dias 21 e 22, a PUC-Campinas sediou a Semana de Ciências Criminais, que contou com a presença dos coordenadores de Mesa de Estudos e Debates do Instituto, Maurides Ribeiro e Antonio Carlos Bellini Jr, que participaram de debates sobre encarceramento em massa e Lei de Drogas, respectivamente.

No dia 29 de maio, o Instituto participou de uma vídeoconferência sediada em Natal (RN) sobre investigação defensiva e advocacia criminal. O evento contou com a participação remota dos professores Gaspare Daglica, da Universidade de Salerno, na Itália, e de Luís Edson Baldan, da PUC-SP e membro da diretoria do IBCCRIM. De Natal, o coordenador estadual do Instituto no Rio Grande do Norte, Gabriel Bulhões, participou presencialmente da discussão na sede da OAB-RN.

 
5 de junho (São Paulo)
Biblioteca Cidadã: visita
gratuita ao acervo do
IBCCRIM 
Saiba mais
6 de junho
(SP e à distância)
Início do curso IBCCRIM-Coimbra de Compliance  
Inscrições abertas
19 de junho 
(SP e à distância)
“Drogas e Segurança Pública:
é hora de descriminalizar?” (Evento no Instituto FHC) 
Inscrições abertas
20 de junho 
(SP e à distância)
Biblioteca Convida: Milene Cristina Santos (Intolerância religiosa:do proselitismo ao discurso de ódio) 
Inscrições gratuitas
16 de julho 
(SP e à distância)
Início do curso Aspectos Práticos do Tribunal do Júri
Inscrições abertas
30 de julho
Último dia para envio de monografias

Saiba mais
28 a 31 de agosto (São Paulo)

24º Seminário Internacional
de Ciências Criminais 

Inscreva-se
Foto-de-capa.png

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog