segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Índia discute lei de castração química para estupradores


Corpo de vítima de estupro coletivo de 16 de dezembro é cremado em uma cerimônia particular, em Nova Déli
O crime ocorreu dentro de um ônibus, quando ela voltava do cinema; os acusados podem receber pena de morte
Sanjeev Gupta/Efe
Velas acesas em homenagem à vítima de estupro coletivo na Índia, cremada ontem no país
Velas acesas em homenagem à vítima de estupro coletivo na Índia, cremada ontem no país
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
No mesmo dia em que foi cremado o corpo da vítima de um estupro coletivo, em Nova Déli, a Índia discutiu ontem o rascunho de uma legislação que poderá punir estupradores com 30 anos de cadeia e castração química.
Segundo o jornal "The Times of India", o projeto do Congresso deve ser encaminhado a um comitê especial.
O assunto tem levantado raro debate público no país. Houve ontem manifestação de 2.000 pessoas, com embate entre a polícia e manifestantes -que afirmam que o governo indiano faz pouco para proteger as mulheres.
Para aplacar protestos, as autoridades do país haviam afirmado que vão divulgar nome, foto e endereço de pessoas condenadas por estupro.
Manifestantes carregavam cartazes, ontem, pedindo justiça. Alguns traziam os dizeres "pena de morte". É a punição que os seis homens indiciados pelo homicídio terão de enfrentar, se condenados.
Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU, pediu que haja mudanças, sugerindo "mais passos e reformas para deter tais crimes e trazer os responsáveis à Justiça".
A maior parte dos crimes sexuais na Índia não é reportada às autoridades e não leva à punição dos criminosos.
CASO
A vítima do estupro coletivo de 16 de dezembro, cremada ontem, tinha 23 anos. Ela morreu devido a ferimentos, reacendendo a indignação pública.
Ela sofreu traumas cerebrais e morreu em Cingapura, para onde havia sido levada para ser tratada -e de onde voltou a Nova Déli para o ritual de cremação.
O estupro ocorreu enquanto ela voltava do cinema para casa, acompanhada de um amigo. Seis homens em um ônibus os agrediram e violentaram a mulher. O amigo dela sobreviveu a esse ataque.
Há em Nova Déli um estupro notificado a cada 18 horas, de acordo com dados da polícia. Houve aumento de quase 17% entre 2007 e 2011, segundo o governo indiano.
Em Calcutá, uma das quatro maiores cidades da Índia, a polícia disse ter sido informada de outro estupro ocorrido anteontem -um homem relatou que sua mãe foi violentada por uma gangue de seis homens. Após ser morta, seu corpo foi abandonado em uma lagoa à beira da estrada.
A polícia não divulgou mais informações. Um funcionário ouvido pela agência Reuters diz que não foi iniciada uma investigação formal.

Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog