Inicia nesta quinta-feira (1º) a Operação Piracema, em que será intensificado o policiamento de proteção e a proibição da pesca. A ação será realizada em toda a área de abrangência da Segunda Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), com grupos de fiscalização atuando simultaneamente as regiões de Maringá, Londrina (a 100 km de Maringá), Umuarama (a 172 km de Maringá) e Jacarezinho (a 250 km de Maringá).
De novembro a fevereiro, diversas espécies continentais entram em período de defeso. Segundo definição do Ministério de Pesca e Aquicultura, o defeso é uma medida que visa proteger os organismos aquáticos durante as fases mais críticas de seus ciclos de vida, como a época de sua reprodução ou ainda de seu maior crescimento. Dessa forma, o período de defeso favorece a sustentabilidade do uso dos estoques pesqueiros e evita a pesca quando os peixes estão mais vulneráveis à captura, por estarem reunidos em cardumes.
Divulgacao
Proibição começa nesta quinta e segue até 28 de fevereiro
A operação visa garantir melhores resultados para a desova, e os principais focos de fiscalização serão rios e reservatórios do Paraná. Serão empregados cerca de 30 policiais militares em cada turno, realizando diversos serviços como abordagens e patrulhamentos em todos os 210 municípios da área de abrangência operacional da companhia e seus respectivos pelotões.
Também serão intensificadas ações de proteção ambiental em terra e água na região dos rios Tibagi e Ivaí, incluindo trechos de represamento com uso de lancha e viaturas, para coibir as praticas de pesca predatória no período.
Além da fiscalização à pesca, nossos policiais estarão atentos a proteção das pessoas e bens na área de serviço, abordando suspeitos, localizando uso irregular de embarcações e orientando para práticas seguras.
O principal objetivo é garantir segurança efetiva às pessoas e ao produtor rural, com o aumento do policiamento, e modificando o paradigma da Polícia Militar Ambiental, transformando-a em aliada e companheira da produção e proteção de criminoso que tira a tranquilidade no campo. A ação está sendo realizada mediante ordem direta do comandante do BPMA, Tenente Coronel Chehade Elias Geha.
A Piracema 2012 começa neste dia 1º e segue até o dia 28 de fevereiro de 2012 com a restrição da pesca profissional e amadora em todo o Estado do Paraná. A proibição de pesca é instruída pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibama), por meio através da Instrução Normativa nº 25/2009, e reforçada no Estado pela portaria nº 242/2011, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).
Quem for flagrado pescando em desacordo com a legislação vai ser enquadrado na lei de crimes ambientais, que além da prisão e ação criminal, ainda pode acarretar multa de R$ 700 por pescador, mais R$ 20 por quilo de peixe pescado e os materiais de pesca, como varas, redes e embarcações, podem ser apreendidos.
Início
A abertura da operação ocorreu às 9h, na sede da 2ªCompanhia de Policia Militar Ambiental, que está localizada no Jardim Botânico em Londrina, com a a reunião de tropa e equipamentos de fiscalização e posterior liberação das equipes para o policiamento.
O Diário do Norte do Paraná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário