quinta-feira, 31 de maio de 2012

O monitoramento eletrônico de presos


Por favor, utilize este identificador para referenciar ou citar este item:http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/1264


Título: O monitoramento eletrônico de presos
Autores: Medeiros, Camila Dias de
Palavras-chave: Execução penal
Finalidade da pena
Ressocialização
Deficiências
Monitoramento eletrônico
Fiscalização
Data de Publicação: 24-Mai-2012
Resumo: O presente trabalho trata sobre a implantação do monitoramento eletrônico em presos, inserido pela Lei nº. 12.258/2010. Analisa as possibilidades de utilização do equipamento e quais foram as efetivamente adotadas pela lei. Discorre sobre os aspectos históricos do direito penal, examina a finalidade da pena privativa de liberdade para que haja uma maior compreensão sobre a ressocialização do condenado, mostrando que no Brasil a execução penal não cumpre com seu objetivo e por isso surgem novas ideias para auxiliar o Estado a resgatar o controle que possui sobre os detentos e, também, para ajudar a reinserir o condenado na sociedade. Uma ideia recente no Brasil é o monitoramento eletrônico, assim essa pesquisa busca mostrar as possibilidades trazidas pelo monitoramento e as ideias não desenvolvidas pelo legislador, mas aguardadas por diversos doutrinadores, como por exemplo o monitoramento eletrônico como pena autônoma. Demonstra-se que diante do quadro de fracasso da execução penal, pois não cumpre com sua finalidade, o monitoramento é uma alternativa para que o Estado resgate o controle que deve possuir sobre o condenado, quando este estiver fora do ambiente da prisão, e ainda para o desafogamento do sistema carcerário, menor custo econômico para o Estado, redução da taxa de reincidência e afastamento do indivíduo da má influência que a prisão representa, ponderando sempre os direitos dos condenados.
URL: http://www.repositorio.uniceub.br/handle/123456789/1264
Aparece na Coleção:Graduação

Arquivos deste Item:
ArquivoDescriçãoTamanhoFormato
20656210.pdf246,87 kBAdobe PDFVer/Abrir
Todos os registros no Repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados, salvo indicação em contrário.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog