segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Documentário “Leite e Ferro”estréia em todo Brasil

O documentário “Leite e Ferro”, um filme sobre amamentação, sexo, drogas e religião no cárcere, estreia dia 25 de novembro em todo pais nos Cinema Unibanco.
“Leite e Ferro”, o primeiro longa da diretora Cláudia Priscila, produzido por Kiko Goifman e Jurandir Muller, registra com delicadeza a maternidade na prisão. O documentário tem como cenário o Centro de Atendimento Hospitalar à Mulher Presa (CAHMP), uma instituição em São Paulo que abrigava mulheres em fase de aleitamento após darem a luz. Mães e bebês ficam juntos atrás das grades, mesmo que por pouco tempo, já que depois de quatro meses a criança vai para outra pessoa da família, a uma instituição ou é adotada, às vezes até de maneira ilegal./p>
O documentário, premiado como melhor documentário e melhor direção de documentário em 2010 no Festival de Paulínia, também discute a contradição das emoções. Por um lado a maternidade é vista como um momento de plenitude na vida das mulheres, por outro a situação limite do encarceramento e da exclusão. Nesta narrativa uma personagem se destaca e conduz a história. Trata-se de Daluana, apelido que recebeu após se envolver e ter um filho com o “famoso” criminoso Da Lua. Traficante desde os 10 anos, Daluana, hoje na casa dos 40 anos, cresceu na rua e passou por diversas instituições carcerárias. Aos 14 anos teve sua primeira filha, e esta é a segunda vez que está no CAHMP para amamentação, a primeira foi em 2000.
Daluana e suas colegas são registradas de uma forma diferente pela diretora, com uma intimidade de roda de comadre. Assim surgem relatos e discussões, muitas vezes ditas com bom humor, sobre o prazer de amamentar, sexo, fidelidade, violência policial, amor, tráfico, drogas e religião. As filmagens do documentário aconteceram durante um mês do ano de 2007, na instituição onde se encontravam 70 mães e 70 crianças. O CAHMP foi fechado há quase dois anos e as presas, realocadas em centros hospitalares.
“Leite e Ferro” estreia dia 25 de novembro em São Paulo e dia 02 de dezembro no Rio de Janeiro; em Porto Alegre, Santos, Belo Horizonte e Salvador as datas de estreia ainda não foram confirmadas.
A programação completa está no blog de “Leite e Ferro”:http://leiteeferro.wordpress.com/.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog