terça-feira, 16 de outubro de 2018

Após denúncia do MPF, internauta de Ribeirão Preto (SP) responderá por comentários racistas no Facebook

Ele disse que negros são “desprovidos de inteligência”
Foto, em detalhe, do rosto de uma mulher negra, com uma lágrima rolando por sua face.
Imagem ilustrativa: revistaonline.com.br
Denunciado pelo Ministério Público Federal, um internauta de Ribeirão Preto (SP) tornou-se réu pela prática de racismo em redes sociais. Em setembro do ano passado, o usuário publicou comentários no Facebook com ofensas a afrodescendentes, que, segundo ele, seriam “desprovidos de inteligência”.
Nas mensagens, postadas em uma publicação da página “Pense, é grátis”, o internauta referia-se a uma diferença racial entre humanos que ele acredita existir e ser “resultado de milhares de anos de evolução”. O réu atribuiu a esse processo natural o fato de brancos e negros possuírem habilidades físicas e mentais diversas.
“Por exemplo negros no geral são desprovidos de inteligência, mas tendem a ser mais fortes, os brancos por outro lado mais fracos porém mais inteligentes e isso é o resultado da adaptação genética, impossível não perceber q existe sim diferença entre os povos, mas insistem em dizer q não”, diz trecho de um dos comentários.
Em depoimento às autoridades, o internauta admitiu ser o autor das postagens. “Extrai-se que o denunciado, de maneira livre e consciente, praticou e incitou preconceito de raça contra a população negra”, destacou a procuradora da República Daniela Gozzo de Oliveira, autora da denúncia.
O caso chegou ao MPF a partir de uma representação registrada na Sala de Atendimento ao Cidadão. O internauta está sujeito a pena de prisão de 2 a 5 anos e pagamento de multa. As sanções são previstas no artigo 20 da Lei 7.716/89, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.
Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Informações à imprensa: Diego Mattoso
(11) 3269-5701
prsp-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_sp
facebook.com/MPFSP

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog