segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Convite Núcleo de Prática Jurídica - Estácio

Gostaria de convidá-lo para o coquetel de inauguração da nova sede do Núcleo de Prática Jurídica, da Estácio, que será realizado em comemoração ao Dia do Advogado, dia 11, às 16h  (Av. São José, 1179, Cristo Rei).

Abraços,
Brisa Teixeira
Assessoria de Imprensa Estácio
9818-5000



SUGESTÃO DE PAUTA

Estácio inaugura nova sede do Núcleo de Prática Jurídica,
no Dia do Advogado: 11 de agosto
Atendimento é exclusivo para a população de baixa renda, que tem
a oportunidade de resolver problemas jurídicos gratuitamente
Divórcio, pensão alimentícia, investigação de paternidade, alvarás judiciais, direito do consumidor e revisão de contratos. Estes são problemas comuns da população de baixa renda e que são atendidos gratuitamente no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), mantido pela Estácio. A procura é tanta que a instituição precisou disponibilizar uma nova sede para agilizar os atendimentos, diminuindo assim a lista de espera. A inauguração da nova sede, situada na Avenida São José, 1.179, Cristo Rei, será no dia 11 de agosto, às 16 horas.
Andreza Baggio, coordenadora do NPJ, diz que o atendimento é realizado por alunos matriculados a partir do 7.º período do curso, devidamente acompanhados e supervisionados por professores advogados, inscritos na OAB, com no mínimo, cinco anos de experiência.
“A nova sede possibilitará a realização de até oito atendimentos simultâneos, pois conta com o dobro do número de salas anteriormente disponibilizadas, além de sala de conciliação, sala para prática de audiências simuladas pelos alunos e biblioteca para acesso dos alunos”, diz Andreza. Segundo ela, a expectativa é de conseguir atender a todos os clientes que estão em lista de espera até o final do mês de outubro. “A população considerada hipossuficiente, aquela cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos, terá assistência jurídica gratuita com maior agilidade no atendimento e solução mais rápida aos casos considerados mais simples, como divórcios e alvarás”, explica.
Segundo a coordenadora do curso de Direito da Estácio, Fernanda Schaefer, dos atendimentos realizados entre 2007 e 2011, as ações de divórcio tiveram 40% de procura. Em segundo ficaram os casos de pensão alimentícia (22%), seguido de execuções de alimentos (14%), guarda de menores (6%) e investigação de paternidade (5%). O restante, 13%, foram ações de danos morais, anulação de casamento, alvarás e inventários.
A prática jurídica é obrigatória para os cursos de Direito. É exigida pelo MEC como conteúdo curricular obrigatório, pela Resolução nº.9, de 2004. O estágio obrigatório realizado pelos alunos, junto ao NPJ, é aproveitado como estágio profissional da advocacia, exigido pela OAB, para que o bacharel em Direito possa inscrever-se nos quadros da OAB quando formado, desde que previamente aprovado no exame da OAB.
AgendamentoPara ser atendido, o cidadão entra em contato e deixa o seu nome numa lista de espera para agendamento. Em seguida, de acordo com os grupos de alunos e atividades que vão sendo finalizadas, são agendados novos clientes, mediante contato por telefone. Para os atendimentos, o cliente já é informado a respeito da documentação que precisa trazer, inclusive quanto à renda e necessidade de sua comprovação. O tempo máximo de espera para atendimento é de 15 dias – para que novos agendamentos sejam feitos, é necessários que os alunos finalizem os anteriores. 
Serviço: (41)  3088-0424, e e-mail da secretária: thais.erdmann@estacio.com
Convênios
O Núcleo de Prática Jurídica tem atualmente os seguintes convênios:
·         Convênio OAB Cidadania: os alunos participam junto à OAB das atividades de revisão de processos criminais e propositura de pedidos de liberdade provisória.
·         Tribunal Regional do Trabalho: os alunos participam do Projeto Horizontes, atividade na qual analisam processos de execução trabalhista que estão no arquivo provisório, para verificar a viabilidade de que referidas execuções voltem a tramitar;
·        Núcleo de Conciliação da Vara de Família: semanalmente, os alunos, acompanhados por um professor, assistem a audiências de conciliação, na Vara de Família de Curitiba;
·    Projeto Justiça nos Bairros: conhecido projeto do Tribunal de Justiça do Paraná, no qual os alunos participam de mutirões de atendimento à população;
·    Convênio com os Juizados Especiais: alguns alunos são encaminhados para realizar estágio junto às Secretarias dos Juizados Especiais;
·         Procon: os alunos têm a oportunidade de realizar audiências, participar de atendimentos, elaboração de peças processuais etc.
 _____________________________________
Mais informações com:
NIdeias Assessoria em Comunicação
Brisa Teixeira (41) 9818-5000
Talita Vanso (41) 9991-5985

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog