A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta segunda-feira (15/8) os dois novos ministros do Superior Tribunal de Justiça. Marco Aurélio Bellizze de Oliveira (à direita na foto), do Rio de Janeiro, e Marco Aurélio Gastaldi Buzzi (à esquerda), de Santa Catarina, foram escolhidos para ocupar as vagas dos ministros Luiz Fux, que foi nomeado para o Supremo Tribunal Federal, e Paulo Medina, aposentado compulsoriamente. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda. A cerimônia de posse no Superior Tribunal de Justiça está marcada para o dia 5 de setembro.
Os novos ministros aguardavam nomeação desde o dia 9 de agosto, quando foram ouvidos em sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e posteriormente aprovados em votação no Plenário.
Marco Aurelio Bellizze, de 47 anos, ocupará a vaga deixada pelo atual ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. Em sua apresentação aos senadores da CCJ, defendeu a harmonia entre os Poderes da República, numa menção indireta ao que se costuma chamar de "judicialização da política". Também citou o Pacto Republicano e elogiou o Parlamento por sua intenção de tornar mais ágil a prestação jurisdicional à população, com a atualização dos códigos de Processo Penal e de Processo Civil.
Já Marco Aurelio Buzzi Oliveira, de 53 anos, assumirá a vaga de Paulo Medina, aposentado. É um ativista dos serviços de conciliação, até como forma de desafogar o Judiciário. Só o STJ analisou, em 2010, 330 mil processos. No mesmo ano, 230 mil chegaram ao tribunal, observou Buzzi. Ele também foi defensor "radical e seco" de mais magistrados de carreira nos tribunais superiores.
Com informações da Assessoria de Imprensa do STJ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário