quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Notícias |Dezembro 2017

RBCCRIM abre editais de seleção de artigos e de pareceristas

Revista está com duas chamadas de artigos para dossiês, um sobre Crime e Loucura, com prazo para 31 de janeiro de 2018, a ser publicado em junho, e outro sobre Gênero e Sistema Punitivo, com prazo para 28 de fevereiro, com publicação prevista para julho

A Revista Brasileira de Ciências Criminais, único periódico científico da área de ciências criminais com classificação QUALIS/CAPES A1, receberá artigos científicos a serem publicados nos volumes referentes ao primeiro semestre de 2018, conforme a lista de temas, editoras-associadas responsáveis disponíveis aqui.

As chamadas são abertas a pesquisadoras e pesquisadores de qualquer região do Brasil e do mundo, com titulação a partir do mestrado. Os arquivos deverão ser submetidos para revista@ibccrim.org.br, conforme os prazos fixados para cada dossiê. 
Saiba mais
 
Revista Liberdades seleciona pareceristas

Publicação é inteiramente digital e seu conteúdo é aberto a todos e todas

Seleção aberta para pesquisadoras e pesquisadores se tornarem parte do corpo de Avaliadoras e Avaliadores da Revista Liberdades, publicação aberta e digital do IBCCRIM.

Todas as pessoas interessadas em fazer parte do corpo de pareceristas e que preencham os requisitos para a função podem se inscrever pelo formulárioConheça as normas e os requisitos.

Lançada semestralmente, a publicação é composta por entrevistas, artigos e resenhas de filmes e livros, além de uma seção dedicada à História. A Revista Liberdades procura arejar o campo das ciências criminais com a perspectiva de outras áreas e saberes.
Inscreva-se
 
15/12:  Laboratório de Ciências Criminais realiza em São Paulo I Simpósio Nacional de Iniciação Científica

Pelo menos 10 representantes de diferentes Laboratórios do país, entre estudantes e integrantes das coordenações regionais/estaduais, apresentarão trabalhos no IBCCRIM


No dia 15 de dezembro, a partir das 13h, acontece no IBCCRIM o I Simpósio Nacional de Ciências Criminais, composto por alunos e alunas do Laboratório de Ciências Criminais, projeto de iniciação científica do Instituto que já chegou a 20 cidades do país. Selecionados pelos coordenadores e coordenadoras regionais e estaduais dos Laboratórios, estarão no Simpósio os melhores trabalhos de cada localidade.

Acompanhe algumas transmissões online no Facebook do IBCCRIM nesta sexta-feira!
 
Boletim IBCCRIM de dezembro já está disponível  

Edição está disponível no site do Instituto para associados e associadas 

A edição nº 301 do Boletim IBCCRIM já está disponível para associados e associadas do Instituto. O editorial, aberto, comenta os limites da independência judicial e o futuro da democracia. Os artigos, por sua vez, trazem análises sobre uso letal da força pelas polícias, punitivismo e crimes sexuais, ampliação da justiça restaurativa, fiança e indenização da vítima, tratamento de dependentes de droga nas prisões, dentre outros temas.  
Acesse o Boletim de dezembro
 
Novidades na equipe de Publicações do Instituto
 

Núcleo responsável pela edição do Boletim, Monografias, RBCCRIM, Revista Liberdades e JCC trabalha com nova composição

O Núcleo de Publicações do IBCCRIM conta, desde o dia 1º de dezembro, com uma nova composição: Willians Meneses assumiu a Supervisão de área e, em seu lugar, passou a atuar Rafael Vieira, que antes integrava o Núcleo de Atuação Política do IBCCRIM. Taynara Lyra, que atuava como estagiária, foi contratada como auxiliar no setor.
 
VÍDEO:  Alunas e alunos comentam primeira edição do curso sobre atendimento  jurídico à  mulher em situação de violência

Realizado em parceria com o Instituto Avon, formação para advogadas e advogados  propôs reflexões interdisciplinares sobre a violência contra a mulher

A primeira edição do curso O atendimento da mulher em situação de violência  terminou em agosto, com cerca de 70 participantes, divididos em turmas feminina e masculina. As aulas foram planejadas para sensibilizar profissionais da área do Direito para lidar com a violência de gênero, em suas múltiplas formas, e ampliar suas capacidades de atuar na proteção integral das mulheres em situação de violência.  

Assista ao vídeo final do projeto, contendo entrevistas com integrantes do Instituto Avon, do IBCCRIM e de alunas, alunos e professoras do curso!
Assista ao vídeo
 
Entidades do CNPCT lançam  nota contra retirada de ações afirmativas de edital para peritas e peritos

Antes da mudança, edital para peritos do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT)  previa 20% das vagas para negros e negras

Sete organizações que compõem o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT) lançaram no dia 5 de dezembro uma nota em repúdio à decisão unilateral do governo federal de retirar do edital para peritos do MNPCT a previsão de uma reserva de 20% das vagas para pessoas que se autodeclarassem negras.

O IBCCRIM compõe o Comitê e assina a nota junto com as organizações Conectas Direitos Humanos, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, ISER Justiça Global, ANCED e ASBRAD. Leia a nota na íntegra.

Em outubro, o CNPCT havia aprovado edital que adotava a política de ações afirmativas, mas no dia 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), foi enviada aos membros do Comitê uma notificação de que o edital seria publicado sem o artigo que previa a reserva de vagas –contrariando inclusive parecer jurídico do próprio Ministério dos Direitos Humanos.  
Saiba mais
 
Encontro nacional sobre desencarceramento reúne organizações em Pernambuco  

Segunda edição aconteceu no final de outubro em Olinda (PE); IBCCRIM participou do evento

O IBCCRIM participou do II Encontro Nacional pelo Desencarceramento, realizado em Olinda (PE) nos dias 27 e 28 de outubro. O Instituto foi representado pelos Departamentos de Segurança Pública e Sistema Prisional, coordenados, respectivamente, por Dina Alves e Paulo César Malvezzi.

O encontro teve como objetivo formular ações para a redução imediata da população carcerária do país e promover a articulação entre organizações que trabalham com o enfrentamento ao encarceramento em massa, acompanhando denúncias de violações de direitos humanos nos sistemas prisional e socioeducativo brasileiros.

O IBCCRIM lançou em abril o caderno com 16 propostas legislativas contra o encarceramento em massa, que já originaram 15 projetos no Congresso. Acesse o sumário executivo.  

No evento, foi lançada a versão atualizada da Agenda Nacional pelo Desencarceramento e as organizações redigiram uma nota em repúdio às propostas que tramitam no Congresso sobre a redução da maioridade penal e o aumento do tempo de internação. Acesse a íntegra do texto.  
Conheça a Agenda Nacional pelo Desencarceramento
 
Em reunião com CIDH, entidades de defesa de direitos de crianças e adolescentes discutem sistema socioeducativo

Departamento de Infância e Juventude do IBCCRIM participou do encontro, que aconteceu em São Paulo  

O IBCCRIM participou no dia 15 de novembro de reunião com a comissária Esmeralda Arosemena Troitiño (relatora sobre os Direitos da Infância) e com o comissário James L. Cavallaro (relator de País para o Brasil), ambos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH). Além dos comissários, esteve presente também Paulo Abrão, Secretário Executivo da CIDH.

Sob o tema "Situação dos Direitos Humanos dos Adolescentes em Conflito com a Lei", a reunião aconteceu em São Paulo e contou com diversas organizações. O IBCCRIM foi representado por Mariana Chies, coordenadora-chefe do Departamento de Infância e Juventude, e Ana Claudia Cifali, coordenadora-adjunta. Carolina Diniz, supervisora do Núcleo de Atuação Política do Instituto, e Sheila Carvalho, que representa o IBCCRIM no Conselho Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), também acompanharam a reunião. 
Leia no site
 
Conferência internacional discute racismo e política de drogas

Evento, organizado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas, contou com apoio e participação do IBCCRIM

Entre os dias 16 e 18 de novembro, a cidade de São Paulo recebeu o evento internacional Fronteiras Raciais do Genocídio e a Política de Drogas, organizado pela Iniciativa Negra por uma Nova Política sobre Drogas (INNPD). A conferência foi apoiada pelo IBCCRIM, pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, projeto atualmente gerido pelo Instituto, e pela Cia. Pessoal do Faroeste, que sediou as atividades no bairro da Luz, na região central.

A programação trouxe discussões sobre os desdobramentos da abolição da escravidão, que em 2018 chega à marca de 130 anos, além de debates sobre criminalização dos territórios periféricos e os impactos da política de combate às drogas entre a população negra.

Dentre as e os convidados nacionais, estiveram Allyne Andrade, doutoranda em direitos humanos e supervisora do Núcleo de Educação do IBCCRIM, Silvio Almeida, que além de presidir o Instituto Luís Gama, é também coordenador-chefe do Departamento de Concessão de Bolsas de Estudo e Desenvolvimento Acadêmico do IBCCRIM e Presidente da Comissão do 24º Seminário Internacional de Ciências Criminais.
Saiba mais
IBCCRIM participa de audiência pública no Senado sobre descriminalização do cultivo de maconha para uso pessoal

Discussão aconteceu na Comissão de Direitos Humanos do Senado para debater SUG 25/2017

O IBCCRIM participou no dia 26 de outubro de uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos do Senado sobre a descriminalização do cultivo de maconha para uso pessoal, tema da Sugestão Legislativa nº 25 (SUG 25/2015).

A discussão foi puxada pelo senador acreano Sérgio Petecão, que é relator da SUG 25/2017, e reuniu profissionais de saúde e do direito, familiares de pessoas que fazem uso terapêutico da cannabis, além de representantes de comunidades terapêuticas e de associações antidrogas.

O Instituto foi representado por seu presidente, Cristiano Maronna, que também é secretário-executivo da Plataforma Brasileira de Política de Drogas. A audiência pública foi resultado da articulação feita em Brasília pela equipe de Atuação Política do IBCCRIM, representada por Gabriel Elias.   
Saiba mais
 
Lançada nova monografia digital do IBCCRIM   

Publicação já pode ser acessada por associados e associadas do Instituto

A obra que foi segunda colocada no 21º Concurso de Monografias de Ciências Criminais já está disponível no site do IBCCRIM. A monografia "O direito produto da notícia: a morte estampada nos jornais", de Luana Magalhães de Araújo Cunha, analisa o discurso midiático na cobertura de homicídios dolosos.

Acesse a monografia
img-Clf18F9x-img.png
 
Instituto protocola pedido de habilitação como amicus curiaeem ação sobre desacato no STF

Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF)  questiona a constitucionalidade do crime de desacato

O IBCCRIM apresentou pedido de habilitação ao Supremo Tribunal Federal (STF) para atuar como amicus curiae na ADPF Nº 496. A ação diz respeito à incompatibilidade da tipificação penal  do desacato frente aos princípios de liberdade de expressão e de igualdade,  dado que ao se criminalizar a conduta, reforça-se a existência de uma diferenciação entre funcionárias e funcionários públicos e demais cidadãs e cidadãos.

No pedido, o Instituto resgata entendimentos da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) sobre o tema: “a criminalização do desacato violaria o sistema democrático, por impedir o controle dos atos do poder público pela população”, diz o texto. 
Acesse o pedido de habilitação
IBCCRIM apresenta pedido de habilitação no STJ para atuar como amicus curiae em ação sobre ratio decidendi

Após sugestão enviada por um associado do Instituto, IBCCRIM elaborou o pedido

O IBCCRIM apresentou pedido de habilitação na Rcl. 34.309/BA, em tramitação no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A reclamação discute a aplicação da teoria dos precedentes normativos vinculantes ao processo penal (ratio decidendi). A demanda foi trazida ao Instituto pelo associado Marcus Vinícius Aguiar Faria, da Bahia, inspirada na tese de doutorado da conselheira Mariângela Magalhaes, e foi acolhida pelo Departamento de Amicus Curiae do IBCCRIM, coordenado por Maurício Dieter. 
Acesse o pedido de habilitação
 
Delação premiada e lavagem de dinheiro são os principais termos consultados na Biblioteca IBCCRIM

Audiência de custódia, compliance e privatização do sistema prisional completam a lista dos cinco assuntos mais procurados no acervo

O Núcleo da Biblioteca do IBCCRIM divulgou o balanço das consultas realizadas entre outubro e novembro. Mais de 7 mil acessos foram feitos durante esse período, considerando também os acessos online. Conheça os temas mais procurados dos últimos dois meses:

delação premiada | lavagem de dinheiro | audiência de custódia | compliance | privatização dos presídios | colaboração premiada | crime organizado | direito penal do inimigo | lei de drogas | positivismo | cegueira deliberada | prova ilícita.  
 
IBCCRIM celebra 25 anos com café da manhã e inaugura painel comemorativo

Comemoração aconteceu na sede do Instituto, em São Paulo, e contou também com o lançamento de um novo vídeo sobre a história do IBCCRIM

O IBCCRIM completou 25 anos no dia  14 de outubro. Na manhã do dia 24, uma celebração reuniu diversas associadas e associados com a Diretoria, o Conselho Consultivo, as Coordenações e as equipes do Instituto, além de representantes de organizações parceiras do Instituto.

Foi inaugurado um painel no 2º andar da sede do IBCCRIM  com uma linha do tempo sobre a história do Instituto, ilustrada por capas de publicações e cartazes de projetos e cursos realizados ao longos dos 25 anos (veja abaixo). “Este painel mostra como o IBCCRIM está sempre se atualizando e evoluindo nas discussões, sem perder de vista seus ideais construídos em 1992”, afirmou Cristiano Maronna, presidente do Instituto na gestão 2017-2018.

Na ocasião, foi lançado também um novo vídeo comemorativo de aniversário do Instituto. O vídeo relembra, de forma dinâmica, cheia de imagens de arquivo, episódios históricos e conquistas do Instituto nas últimas décadas.  

22814255_1842339525778757_376825097245690721_n.png
Assista ao vídeo IBCCRIM 25 anos
15 de dezembro
São Paulo (SP)
I Simpósio Nacional de Ciências Criminais 

Saiba mais
Inscrições para os laboratórios de ciências criminais a partir de janeiro de 2018!
Mais informações em breve!

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog