O Estado sancionou na sexta-feira (17), a lei do deputado Milton Hobus (PSD) que cria a Semana Estadual de Combate ao Bullying, que passa a ser realizada na terceira semana de setembro.
O objetivo é orientar familiares, professores, equipe pedagógica e alunos sobre a prática dessa agressão física e psicológica nas escolas estaduais de Santa Catarina.
Segundo o autor do projeto de lei, a semana também vai divulgar e promover o Programa de Combate ao Bullying, instituído em 2009 no Estado.
“Essa forma de violência interfere no processo de aprendizagem e no desenvolvimento do jovem, além de favorecer o surgimento de um clima escolar de medo e insegurança”, destaca Hobus.
Bullying nas escolas
No Estado, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Escolar (PeNSE) 2016, do IBGE, 68,1% dos estudantes do 9º ano afirmaram que já foram humilhados por colegas.
O levantamento ouviu 3,6 mil jovens de 145 escolas públicas e privadas. SC ficou acima da média da região Sul (61,4%) e do país (61,1%).
Combate ao bullying
O projeto de lei apresentado pelo parlamentar é uma sugestão dos alunos da Escola de Educação Básica Aleixo Dellagiustina, de Ituporanga, que participaram do programa Parlamento Jovem Catarinense.
O grupo conheceu o trabalho dos deputados e entregou duas propostas de lei produzidas por eles com a ajuda da equipe do Legislativo.
Entenda o bullying
- O que é bullying? São atitudes agressivas praticadas de forma repetitiva com intuito de humilhar ou intimidar uma ou mais pessoas.
- Quem faz bullying? Durante a vida escolar, os alunos podem viver alternância dos papéis, ora sofrendo, ora praticando bullying.
- O que é cyberbullying? Veiculado principalmente na rede mundial de computadores (internet) e celulares, causa sofrimento incalculável, em virtude da velocidade com que a agressão se multiplica e, muitas vezes, por ser de origem anônima ou falsa.
- Sinais de bullying na criança: Não tem vontade de ir para a escola. Apresenta baixo rendimento escolar. Volta da escola com roupas ou livros rasgados. Isola-se dos amigos e da família. Geralmente aparenta estar triste, deprimida, ansiosa ou aflita. Fica agressiva sem motivo aparente. Apresenta ideias negativas de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário