terça-feira, 5 de março de 2013

Saiba como preparar um plano de estudos para concursos públicos


'Mais Oportunidade' elaborou passo a passo de estudos para concursos.
Coordenador de cursos preparatórios esclarece dúvidas de concurseiros.



Muitas pessoas têm a meta profissional de passar em um concurso público devido ao cargo estável e o salário alto. Um levantamento feito pelo G1 apontou 13 concursos com o salário máximo a partir de R$ 10 mil. Para passar em provas de concursos é preciso ótimo desempenho e para isso é necessário um planejamento prévio. O quadro 'Mais Oportunidades' desta segunda-feira (4) elaborou um passo a passo para quem planeja ser aprovado. O Bom Dia Amazônia conversou com o coordenador da instituição de cursos preparatórios LFG, em Porto Velho, Roberto Luiz das Dores, para esclarecer as principais dúvidas dos concurseiros.
Como se organizar 
Para Roberto este é o primeiro e o mais importante passo para o estudo. O coordenador explica que é necessário elaborar um quadro diário com anotações obrigatórias, como compromissos e datas de feriados, para ter um resumo daquilo que deve ser estudado. Outra dica importante é ter uma metodologia de organização para não se perder no horário. Todo o tempo disponível precisar ser focado no estudo das disciplinas que serão cobradas no concurso.

Quando aumentar ou reduzir o tempo de estudo
Levando em conta que as pessoas têm atividades diárias, algumas podem chegar no final do dia cansadas. Com isso, Roberto explica que haverá dias que o concurseiro se sentirá mais motivado e nesses dias, a pessoa deverá estender o tempo de estudo, sem forçar muito ao o que está habituado. "É necessário ficar atento às atividades diárias e assim, ter um rendimento melhor", ressalta o coordenador da LFG.

Como vencer o cansaço 
De acordo com Roberto, é necessário ter foco e para isso é preciso ter uma metodologia. Os cursos preparatórios são opções para conseguir driblar a preguiça. O concurseiro deve estar todos os dias em sala de aula absorvendo disciplinas que são totalmente voltadas para o concurso e com isso, manterá a vontade de continuar o estudo. Fora de sala, é importante que o candidato esteja sempre relembrando as informações e repassando o que foi estudado.

Como manter o interesse 
Quando a pessoa estiver se preparando para o concurso, ela vai se deparar com disciplinas que não gosta e quando isso acontecer, Rodrigo conta que o concurseiro precisa 'casar' com a matéria e dar um tempo diferenciado. "O foco nessa disciplina que a pessoa não gosta é muito importante porque, com o tempo, o concurseiro acaba pulando aquela dificuldade da matéria e gostando", lembra o coordenador.

Como não esquecer o que já foi estudado
Para passar em concursos, as horas obrigatórias de estudo não são o suficiente. É necessário uma dedicação a mais, em média de 8 horas por dia. Normalmente em escolas, faculdades ou cursos preparatórios as aulas duram cerca de 4 horas. Ao chegar em casa, o candidato deve relaxar por um tempo e após, prosseguir com os estudos por quase 2 horas, para relembrar aquilo que foi estudado.

G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário