quarta-feira, 26 de setembro de 2018

APAV lança movimento Respect Battles

   


APAV lança movimento Respect Battles 
Campanha pretende combater crimes e discurso de ódio através da música



A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje o movimento #respectbattles, uma campanha com o objetivo de combater crimes e discurso de ódio, protagonizada por cinco figuras do hip-hop português: Malabá, ACE, M7, Papillon e Estraca.

A campanha inspira-se no conceito das Rap Battles, as batalhas musicais que têm o ódio como génese e onde são trocadas ofensas e insultos, à semelhança do que acontece na relação entre quem odeia e quem é alvo desse ódio. Nesta campanha, a luta é contra o ódio e não contra as pessoas. Aqui, os protagonistas são colocados frente-a-frente com as vítimas – que, em vez de gritarem palavras de ódio, gritam palavras de respeito.

Cada uma das batalhas tem como alvo quatro crimes de ódio: ódio étnico e racial (ACE); ódio a pessoas LGBTI+ (M7); ódio e intolerância religiosa (Papillon); e ódio a imigrantes e refugiados (Estraca). O rapper Malabá criou um tema geral, no qual são abordados os quatro crimes de ódio. Cada um destes artistas protagoniza um filme, e será apresentado um filme novo em cada semana.

Para João Lázaro, Presidente da APAV, “Os crimes de ódio são um dos tipos de crime menos reportados às autoridades, devido a barreiras que impedem as vítimas de dar este passo. Ao darmos um twist a essas batalhas, transformando-as numa luta contra o ódio e não contra as pessoas, chegamos ao conceito desta campanha. Pretendemos com esta iniciativa combater e criminalizar o ódio com integração e igualdade, combater o ódio com respeito e transformar estas batalhas numa luta positiva de transmissão de mensagens que promovam o empowerment das vítimas”, conclui o responsável.

Para Ana Luísa Paiva, Chief Operations Officer do YoungNetwork Group, “a CARMEN assina esta campanha, mais uma vez em parceria com a APAV, colocando a sua criatividade ao serviço de uma causa como o combate ao ódio, um sentimento que atinge nos dias de hoje uma proporção inigualável. Esta causa desafiou-nos, durante o processo de desenvolvimento do conceito, a ir cada vez mais longe na concretização da criatividade e o resultado traduziu-se numa campanha universal que vai transformar o respeito e os direitos humanos na nova tendência e mostrar ao mundo a criatividade nacional”, conclui a responsável.

A campanha Respect Battles foi desenvolvida no âmbito do projeto "Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio". Este projeto, promovido pela APAV, conta com o cofinanciamento do Programa Justiça da União Europeia e com a parceria nacional da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República, bem como com a parceria associada da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda com organizações europeias parceiras - Faith Matters (Reino Unido), Solidarci (Itália), Swedish Crime Victim Compensation and Support Authority (Suécia), Victim Support Austria (Áustria) e Victim Support Malta (Malta). O movimento Respect Battles será também difundido nos países das entidades parceiras.

É hoje apresentado o primeiro vídeo, da autoria de Malabá.
Os restantes vídeos serão apresentados nas próximas datas:
- ACE – 1 de outubro
- M7 – 8 de outubro
- Papillon – 15 de outubro
- Estraca – 22 de outubro

Vídeo Malabá #respectbattles (Youtube)
Cartaz Malabá

Para mais informações: 
comunicacao@apav.pt | 21 358 79 15

Ficha técnica: 
Agency: CARMEN
Creative Diretor: Tiago Vital
Copywriter: Márcia Silva
Diretor de Arte: Vasco Duarte
Account Executive: Cristina Perdigão
Managing Director: Filipa Silva
Chief Operations Officer: Ana Paiva




























Nenhum comentário:

Pesquisar este blog