segunda-feira, 28 de maio de 2018

19/6 | Debate em SP - Drogas e Segurança Pública: é hora de descriminalizar?

Evento apoiado pelo Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM)

 
 
 
Perguntado se o encarceramento de consumidores de drogas prejudicaria a política de segurança, o ministro encarregado da pasta, Raul Jungmann, não hesitou em responder: "óbvio que atrapalha" (O Globo, 26/4/2018). Na mesma edição do jornal, na página oposta, o Ministro da Justiça, em longa entrevista, deu declarações em sentido contrário.
A descriminalização do consumo de maconha e suas consequências para a saúde e a segurança públicas dividem opiniões não apenas no governo, mas também na sociedade. Decisão a respeito pode vir a ser tomada em breve pelo STF, onde a matéria se encontra pendente de julgamento desde 2015.
Ao reunir especialistas com visões divergentes, a Fundação FHC quer contribuir para o debate público qualificado sobre uma questão que não apenas mobiliza corações e mentes dos mais engajados, mas também, e principalmente, mexe com a vida de milhões de pessoas Brasil afora.
 
 
  
 
 
• Evento gratuito, reservado
somente a convidados.

• Convite pessoal e intransferível.
• Lugares limitados: 
os convidados serão direcionados à sala com transmissão ao vivo se e quando não houver mais assentos no auditório.
 
Data: 19/06/2018
Horário: 10h às 12h*
 
Local: Fundação FHC 
Endereço: Rua Formosa, 367
6º andar, Centro 

Telefone: (11) 3359-5000
 
* 10h00 às 10h30:
Credenciamento e welcome coffee
 
 
FÁBIO BECHARA
Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, é professor de pós-graduação (humanidades e direito) na Universidade de São Paulo e direito político e econômico na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Também leciona na Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e no Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro do Ministério da Justiça. Doutor em Direito Processual Penal pela USP, é Global Fellow no Woodrow Wilson International Center for Scholars (Washington/EUA).
GORETE MARQUES
Socióloga e militante dos direitos humanos, é pesquisadora do Núcleo de Estudos da Violência da USP (NEV/USP). Formada em Ciências Sociais na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (FFLCH/USP), concluiu mestrado e doutorado na mesma universidade.
LEANDRO PIQUET
Economista e cientista político, é professor do Instituto de Relações Internacionais (IRI) e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Politicas Públicas da USP. Membro do Conselho de Segurança Pública da Cidade de São Paulo, coordena a Rede Interamericana de Desenvolvimento e Profissionalização Policial, programa de extensão da USP apoiado pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Concluiu doutorado e pós-doutorado no Departamento de Ciência Política da USP.
LUIZ GUILHERME PAIVA
Bacharel em Direito, é gestor público federal e Coordenador de Estudos e Projetos Legislativos do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim). Foi Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça. Mestre e doutor em Direito Penal pela Universidade de São Paulo, é pesquisador associado do Centro de Política Internacional de Drogas da London School of Economics (LSE) e atuou como pesquisador visitante no Centro de Criminologia da Universidade de Oxford (Reino Unido).
 


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog