segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Ministério Público do DF desenvolve ações de combate ao bullying com escolas e pais

Palestras e reuniões da Promotoria de Educação visam reduzir casos de agressão verbal e física em ambientes escolares. Pedido de ajuda ser feito por telefone; veja contatos.


Alunos de escola do DF espalham cartazes com frases contra a prática do bullying  (Foto: TV Globo/ Reprodução )



Com o propósito de reduzir o bullying nas escolas, o Ministério Público do Distrito Federal oferece atendimento para famílias e educadores, como reconciliações e palestras. O pedido de ajuda pode ser feito pela ouvidoria do órgão ou por e-mail (veja contatos abaixo).
CPI dos Maus Tratos no Senado lança cartilha contra o bullying
Independentemente da idade, a prática afeta a rotina de crianças e adolescentes dentro ou fora do ambiente escolar. Especialistas apontam perda da auto-estima e da vontade de estudar, depressão e até transtornos emocionais na vida adulta como consequências deste tipo de violência.
Pai e filha relatam os casos de bullying  que a menina sofreu em escola no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução )Pai e filha relatam os casos de bullying  que a menina sofreu em escola no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução )
Pai e filha relatam os casos de bullying que a menina sofreu em escola no Distrito Federal (Foto: TV Globo/Reprodução )
Em entrevista à TV Globo, o morador de Brasília José Roberto, cuja filha foi vítima de bullying, disse que as escolas estão "pouco preparadas para lidar com o bullying físico e psicológico das crianças". Segundo ele, a menina sofreu agressões durante dois anos. "As meninas falavam que eu era feia, magra e com cabelo ruim", disse ela.
"Falavam pra ninguém falar comigo. Eu chegava perto e saíam correndo."
Roberto disse que a filha procurou dele e da mãe para resolver a questão, mas a única solução que encontraram foi trocá-la de colégio.

Ações nas escolas

Alunos desenham diferentes expressões e estilos dos alunos, no DF  (Foto: TV Globo/Reprodução )Alunos desenham diferentes expressões e estilos dos alunos, no DF  (Foto: TV Globo/Reprodução )
Alunos desenham diferentes expressões e estilos dos alunos, no DF (Foto: TV Globo/Reprodução )
Uma escola particular do DF criou a disciplina "Convivência ética" para debater o tema com os alunos. Durante o curso, as crianças elaboram alternativas para "acabar de vez" com o bullying e desenvolvem trabalhos para mostrar as diferenças que existem no ambiente escolar.
Segundo a diretora, Juliana Diniz, todas os setores da escola "foram preparados para enxergar a natureza desses conflitos".
"Na medida em que os alunos experimentam a força do diálogo, a escuta sensível e genuína do outro, eu acredito que a gente já consegue perceber uma mudança de comportamento."

Onde buscar ajuda?

Para solicitar as palestras e as visitas do Ministério Público, as escolas devem encaminhar um pedido por e-mail para a Promotoria de Educação ou entrar em contato pelo telefone da ouvidora do órgão.
E-mail: proeduc@mpdft.mp.br
Telefone: 3343 6500 (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h)
Além da ação do Ministério, é possível buscar mais informações sobre o tema na cartilha da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos do Senado Federal, que lista os 15 perigos das agressões físicas e psicológicas. Para baixar o documento, clique aqui.
Veja mais notícias sobre a região no G1 DF. 27.12.2017.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog