quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Comissão discute aumento da violência nas escolas

A violência nas escolas públicas é tema da audiência que a Comissão de Educação realiza nesta quinta-feira (23), a pedido da deputada Pollyana Gama (PPS-SP).

“Dados do questionário da Prova Brasil 2015, aplicados a diretores, alunos e docentes do 5º e do 9º ano do ensino fundamental de todo o País, mostram que mais de 22,6 mil professores foram ameaçados por estudantes e mais de 4,7 mil sofreram atentados à vida nas escolas”, afirma Pollyana. “Entre os próprios estudantes, a violência escolar apresenta índices ainda maiores: 76% dos diretores e 71% dos professores relataram ter havido agressão verbal ou física de alunos a outros alunos da escola”, acrescenta.

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil é líder em violência contra docentes. Segundo a entidade, 12,5% dos professores brasileiros disseram sofrer violência física ou verbal de alunos, pelo menos uma vez por semana.
“Nunca será demais, portanto, ressaltar a importância desse debate, principalmente por estar se ampliando cada vez mais a realidade de violência nas escolas, que não se resume a agressões físicas, mas abarca também as violências psicológicas, patrimoniais e morais”, afirma Pollyana Gama.
Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- o senador Cristovam Buarque;
- a presidente-executiva do Todos pela Educação, Priscila Fonseca da Cruz;
- a representante do Conselho Federal de Psicologia Ângela Fátima Soligo; 
- a professora do Instituto de Desenvolvimento Sistêmico Para a Vida Hellen Vieira Fonseca; e
- a coordenadora do Setor de Educação da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero Gomes.

A audiência será realizada no plenário 10, a partir das 9h30.


Nenhum comentário:

Pesquisar este blog