terça-feira, 5 de setembro de 2017

O que você sabe sobre a morte de Deus?

Mas como Deus pode estar morto?
 

Esse é um do aforismos mais famosos e controversos do pensamento de Friedrich W. Nietzsche. Quem é o Deus morto alardeado pelo Profeta Zaratustra, personagem criado por Nietzsche?

Esse Deus morto não é qualquer Deus, mas o Deus cristão católico e protestante de sua época, que era um Deus que oprimia, castigava, que não perdoava e que condenava seus "filhos" a uma eternidade de suplícios e tormentos no inferno se não se comportassem como Ele, ou Seus interlocutores, gostariam.

Esse Deus opressor é que estaria morto. Não existiria mais espaço para esse tipo de Deus! O Deus para Nietzsche não é Aquele a quem devemos temer. Pelo contrário! Nietzsche vai afirmar que, se existir um Deus, ele sabe dançar, ou seja, seria um Deus da alegria, da festividade, dos bons encontros e da felicidade!

Portanto, não será todo Deus que estará morto para Nietzsche, mas apenas aquele que reduz nossa vontade de poder, nossa potência de agir. Aquele que nos quer como cordeirinhos ao invés de lutarmos pelos nossos ideais, pelos nossos valores, pelo que nos faz feliz, pelo que aumenta nossa vontade de poder!

COMO VOCÊS PODEM VER, NIETZSCHE É UM FILOSOFO AINDA IMPORTANTE NOS DIAS DE HOJE. PREPAREI UM CURSO QUE PUDESSE OFERECER UM ESTUDO INICIAL DO PENSAMENTO DELE E O LANÇAREMOS EM POUCOS DIAS. 

EM BREVE...

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO DE NIETZSCHE no Novo Liceu ...


Um grande abraço,

Professor Thiago Rodrigues Pereira

Acesse: https://www.novoliceu.com/

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog