quinta-feira, 22 de junho de 2017

Mesas de Estudos e Debates: "Acolha, não puna: drogas e internação contra a vontade"

Mesas de Estudos e Debates:
Acolha, não puna: drogas e internação contra a vontade

Data e horário: 26.06.2017 (segunda-feira) 19h às 22h
Local: Auditório do IBCCRIM - Rua Onze de Agosto, 52 - 2º andar - São Paulo (SP)


No dia 26 de junho, organizações de diversos países promovem uma campanha global chamada "Support, don't punish" (traduzida em português como "acolha, não puna") para sensibilizar o olhar da população sobre pessoas que fazem uso problemático de drogas. A iniciativa existe desde 2001.

Para pautar esse tema em São Paulo, onde uma operação policial na região conhecida como Cracolândia, no último dia 21 de maio, desencadeou a abordagem do tema em manchetes de jornais e o debate em diversos espaços, o IBCCRIM e Plataforma Brasileira de Política de Drogas promovem um encontro entre especialistas da área da saúde para debater as múltiplas formas de tratamento nesses casos.

A discussão sobre a eficácia de internações para o uso problemático de drogas não é nova e está longe de chegar a um consenso. De um lado, Prefeitura e Estado de São Paulo anunciam a política de internação contra a vontade de usuários de droga, afirmando que falta aos dependentes “capacidade de decidir”. De outro, especialistas e movimentos sociais manifestam-se contra as internações forçadas, defendendo uma abordagem focada na autonomia de cada indivíduo.

Nesta mesa de estudos e debates, pretende-se discutir esses diversos aspectos para aprofundar a compreensão sobre a política de drogas no Brasil.

Expositores:

Arthur Guerra de Andrade: Médico. É professor do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP e coordenador do Programa Redenção da Prefeitura de São Paulo. 

Dartiu Xavier da Silveira: Médico. Professor do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e coordenador do Programa de Orientação e Atendimento a Dependentes (PROAD-Unifesp).

Maria Angélica Comis: Psicóloga. Foi coordenadora de Políticas Públicas sobre Drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo.  

Mediador: Maurides de Melo Ribeiro

Participe à distância: transmissão ao vivo e on-line 

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog