quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo (21 fotos) Leia mais em: Halden, a prisão mais luxuosa do mundo (21 fotos)

Se descrevessemos um lugar no qual habitam, de maneira passageira, no máximo 252 pessoas rodeadas de TVS de plasma, frigobares, murais de artistas contemporâneos e um laboratório culinário, a maioria de nós pensaria que estamos falando de um hotel de luxo em Oslo. No entanto, estas e outras espetaculares comodidades podem ser encontradas em Halden, uma prisão na Noruega com condições que sem dúvida invejaria a maioria da população livre no planeta"Eu confesso... prende eu!"


Lá por 2010, com um custo de cerca de 1.5 milhões de dólares, o governo norueguês decidiu, fiel a sua amigável filosofia carcerária, construir a mais luxuosa e cômoda prisão do planeta.

- "O mais importante é que esta prisão simula, na maior medida possível, o mundo exterior. No sistema carcerário da Noruega existe um ênfase no respeito aos reclusos e a seus direitos humanos", afirma Hans Henrik Hoilund, o arquiteto encarregado de desenhar Halden.

Pois se isso já não fosse o bastante para qualquer um de nós pegar o próximo voo para aquele país, todos os móveis são de marcas reconhecidamente luxuosas, a metade do pessoal e guardas que trabalham em Halden são mulheres (mulheres norueguesas gente!) e por seus corredores podemos apreciar aromas deliciosos como o de sorvete de laranja ou de deliciosos suflês que emanam do laboratório culinário instalado em seu interior para alimentar os pobres reclusos.

Sendo objetivo, e apesar de que resulte um tanto paradoxal que os presos em um país escandinavo vivam em muito melhores condições que a grande maioria da população mundial, a verdade é que esta filosofia parece ser realmente efetiva na reforma moral e comportamental dos presos. Apenas 20% dos ex-presidiários na Noruega voltam a cometer um delito, comparado com 85% de reincidências delitivas no nosso país. Isto é, ali realmente pode-se falar de um sistema de ressocialização dos presos, comprovando que a dignidade pode ser o maior estímulo para que um preso reconstrua sua vida. Inclusive, vejam que bacana, no site do presídio é possível comprar produtos fabricados pelos próprios presos como podemos ver no seguinte link: Fengselsutsalg .
Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 01

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 02

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 03

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 04

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 05

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 06



Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 07

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 08

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 09

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 10

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 11



Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 12

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 13

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 14

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 15

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 16



Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 17

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 18

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 19

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 20

Halden, a prisão mais luxuosa do mundo 21


Leia mais em: Halden, a prisão mais luxuosa do mundo (21 fotos) - Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=25894#ixzz3sd1z7s7e

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog