quinta-feira, 26 de novembro de 2015

APAV Notícias #56 | Novembro 2015


#56 | NOVEMBRO 2015


NOTÍCIAS
25 Novembro: Dia Internacional para a Erradicação da Violência contra a Mulher
Assinalando o dia 25 de Novembro - Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, a APAV promove uma nova campanha de sensibilização. Desenvolvida criativamente pela agência ExcentricGREY, a campanha assenta na mensagem: "Não fique a assistir".A APAV, que presta apoio às vítimas de todos os crimes, alerta para a necessidade de não se tolerar qualquer forma de violência exercida contra as mulheres, em particular a violência doméstica.
Ver mais

APAV 25 Anos: Mural de Arte Urbana
No âmbito das comemorações dos seus 25 Anos, a APAV promoveu a realização do mural de arte urbana “Introspecção”. Este mural foi trabalhado pelos artistas Frederico Draw e Rodrigo Alma, do Colectivo RUA, que colaboraram neste projecto de forma voluntária.O mural “Introspeção” teve por objectivo comunicar a missão da APAV na comunidade onde se insere. O mural localiza-se na Rua Dona Estefânia, em Lisboa (ao lado da entrada secundária do Hospital Dona Estefânia, em frente ao Hotel Neya, a 500 metros da Sede da APAV).
Ver mais

Cumpriu o Estado Português a Directiva das Vítimas de Crime?
Terminou no dia 16 de Novembro o prazo para a implementação da Directiva 2012/29/EU do Parlamento Europeu e do Conselho que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à protecção das vítimas da criminalidade.Com esta Directiva, que confere à vítima de crime uma carta de direitos basilares que deverão constar dos ordenamentos jurídicos nacionais e ser incorporados nas práticas dos sistemas de justiça, a União Europeia quis dar um claro sinal de qual o caminho que pretende ver trilhado, face a um cenário estimado de cerca de 75 milhões de vítimas por ano no espaço europeu.
Ver mais

Inscreva-se já no Seminário IVOR - Políticas centradas nas vítimas de crime
A APAV promove o Seminário IVOR: Políticas centradas na vítima de crime que decorrerá em Lisboa, no Hotel Olissipo Marquês de Sá, no dia 14 de Janeiro de 2016.Especialistas nas áreas da vitimologia, justiça penal, Direito Europeu, profissionais e técnicos de apoio à vítima terão neste evento a oportunidade de, em conjunto, identificar medidas, soluções e recomendações que promovam a implementação prática da Diretiva das Vítimas. Inscreva-se já!
Ver mais


DESTAQUES


INFORMAÇÃO ÚTIL
A VÍTIMA DE CRIME TEM DIREITO A:
A vítima de crime tem direito a ser informado/a do momento em que a pessoa detida, acusada ou condenada por crimes que lhe digam respeito for libertada ou se tiver evadido da prisão, pelo menos nos casos em que exista um perigo ou um risco identificado de perigo para si. 
AVISO LEGAL
Proprietário/Editor: Associação Portuguesa de Apoio à Vítima
Registo ERC nº 125984 | Director: Nuno Catarino
Morada: Rua José Estevão, 135-A, Piso 1 | 1150-201 Lisboa
Tel.: 21 358 79 00 | Email: apav.sede@apav.pt

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog